O monstro do Alva! 4,5Kg de pura força!

O monstro do Alva! 4,5Kg de pura força!



Naquele dia de Março de 1993, decidimos ir pescar ao achigã na Barragem das Fronhas no rio Alva. Estava um dia soleado, todavia um pouco frio, mas a vontade de pegar na cana foi mais forte. Chegamos à barragem a meio da manhã, por volta das 10 horas, e começamos a pescar. Não se via nenhuma actividade de superficie, nem nada que indicasse presença de peixe.

Usamos spinner baits e peixes de balsa tipo rapala de fundo com tamanho médio, recolhidos a velocidade lenta por forma a cobrir a maior profundidade possível e a dar mais tempo ao peixe para atacar o isco. Durante cerca de 2 horas batemos uma área razoável e conseguimos pescar alguns achigãs de tamanho médio. Perto do meio dia, numa zona de profundidade média (talvez 2 ou 3 metros), quando estou a recolher um lancamento vejo que várias bogas estão a saltar fora de água, enquanto nadam como se fossem perseguidas. Decidi então lançar na zona onde tinha visto as bogas a saltar (nessa altura estava a pescar com um rapala de paleta larga de 7cm cor perca, que nada junto ao fundo quando recolhido a uma velocidade constante). Quando vinha a recolher, a cerca de 10 metros da margem, sinto uma picada e uma força enorme na linha. Chamo de imediato o meu irmão e digo-lhe que tenho algo grande cravado! Ele vem imediatamente e consigo aproximar o peixe da margem depois de cerca de 5 minutos de luta.

Era um monstro! Não tinhamos camaroeiro, assim que o meu irmão conseguiu agarrar o peixe pelo isco e puxá-lo para fora de agua. Nesse momento o peixe,de tão pesado que era, parte a linha e comeca a rabear e a voltar para a barragem! Ficamos lívidos face a possibilidade de perder tamanho monstro! Mas ele conseguiu finalmente agarrá-lo pela cabeca e puxá-lo para uma distância segura da água, antes que consegui-se salvar-se! Era uma truta! Estavamos assombrados! Nem sabiamos que aí havia trutas! Pescamos um pouco mais, mas estava tão feliz que já nem punha atenção ao que estava a fazer – só queria pesar o meu trofeú!

A truta acusou 4.5Kgs e 70cm! Que maravilha! Enfim, uma jornada inesquecível e uma surpresa inesperada!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor