Teste à linha de pesca Asso Ultra.

Teste à linha de pesca Asso Ultra.


Depois de ter pescado durante cerca de 3 semanas com a linha de pesca Asso Ultra na versão 0,18 mm, está agora na altura de proceder a uma análise criteriosa do seu desempenho. Efectivamente, esta é uma linha que encontramos em quase todas as lojas de pesca que visitamos nos últimos tempos e tende a surpreender-nos pelo seu baixo preço e elevadas prestações anunciadas. Como exemplo, basta referir que na Filipe Calvão online, uma bobina de 100 metros desta linha em 0,18 mm (com resistência à ruptura de 6 kg) pode ser comprada por €3,65 (à data deste post).  Comparativamente a outras linhas similares, temos aqui muita resistência a ser oferecida por muito pouco dinheiro.

Para começar, temos sérias dúvidas sobre o real valor da resistência para esta linha. Já num post anterior este facto foi referido. De facto, olhando aos valores disponiveis no site da marca (Gruppo DP Srl), a resistência real para o 0,18 deveria ser de 3,2 kg (ver tabela abaixo). Este valor está muito mais de acordo com a minha experiência de pesca, pois a força aplicada para rebentar o fio em situações criticas andou sempre por esses valores. Neste caso concreto, penso que se trata de um erro inadmissivel na preparação da rotulagem aplicada para o mercado português e que poderá estar a enganar alguns pescadores menos prevenidos, incentivando-os a uma compra menos informada. Para muitos de nós, o aspecto resistência anunciada é factor critico 🙂

Um outro aspecto que ressaltou durante as várias sessões de pesca, foi a boa elasticidade da linha. Apesar de a resistência não estar ao nível das linhas de topo, encontrou compensação na elasticidade. De facto, ao nível do combate com bons peixes, a linha demonstrou ter capacidade para aguentar todo o tipo de artimanhas: arranques fortes, enrolamentos, fortes cabeçadas, etc. Isto especialmente nas primeiras sessões de pesca.

Em termos de lançamentos, a linha apresentou sempre uma performance razoável, permitindo boas distâncias médias. Mesmo com amostras pouco pesadas, os lançamentos conseguiram alcançar distâncias interessantes. Devido à sua baixa rigidez, esta linha tem um enrolamento bastante compacto na bobina do carreto, o que optimiza a capacidade para reduzir atritos e evitar perucas na altura do lançamento.  

Um dos principais problemas da linha está associado ao seu rápido desgaste, após algumas sessões de pesca. Resistência e elasticidade começam-se a ressentir à medida que vão passando os dias. A linha começa a ganhar memória (especialmente se for usada com colher) e ganha uma certa rigidez que lhe confere alguma perda de resistência. Algo para o qual já tinhamos sido alertados pelos vendedores de algumas lojas de pesca e que tivemos oportunidade de comprovar na prática. Alguns longos segmentos de fio tiveram que ser cortados, devido ao rápido desgaste da linha após a primeira semana de pesca. Este facto confirma o baixo preço da linha, pois a mesma parece ter um ciclo de vida relativamente curto, quando comparada com outras de mesmo tamanho comercializadas por marcas diferentes.

No global, esta é uma linha que se adequa a uma utilização durante um curto período de tempo. Para 1 ou 2 semanas, apresenta uma performance bastante interessante e ao nível das melhores. A boa elasticidade foi o aspecto que mais nos agradou. O baixo preço cobrado adequa-se à qualidade e sobretudo á longevidade da linha. Relativamente aos 6kg, esqueçam! Um valor na proximidade dos 3 kilos parece-nos mais do que adequado 🙂 Uma boa opção para quem gosta de trocar de linha rápidamente ou para quem precisa de uma linha de reserva para utilizar durante um espaço curto de tempo.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.