Depois de ter pescado durante cerca de 3 semanas com a linha de pesca Asso Ultra na versão 0,18 mm, está agora na altura de proceder a uma análise criteriosa do seu desempenho. Efectivamente, esta é uma linha que encontramos em quase todas as lojas de pesca que visitamos nos últimos tempos e tende a surpreender-nos pelo seu baixo preço e elevadas prestações anunciadas. Como exemplo, basta referir que na Filipe Calvão online, uma bobina de 100 metros desta linha em 0,18 mm (com resistência à ruptura de 6 kg) pode ser comprada por €3,65 (à data deste post). Comparativamente a outras linhas similares, temos aqui muita resistência a ser oferecida por muito pouco dinheiro.
Para começar, temos sérias dúvidas sobre o real valor da resistência para esta linha. Já num post anterior este facto foi referido. De facto, olhando aos valores disponiveis no site da marca (Gruppo DP Srl), a resistência real para o 0,18 deveria ser de 3,2 kg (ver tabela abaixo). Este valor está muito mais de acordo com a minha experiência de pesca, pois a força aplicada para rebentar o fio em situações criticas andou sempre por esses valores. Neste caso concreto, penso que se trata de um erro inadmissivel na preparação da rotulagem aplicada para o mercado português e que poderá estar a enganar alguns pescadores menos prevenidos, incentivando-os a uma compra menos informada. Para muitos de nós, o aspecto resistência anunciada é factor critico 🙂
Um outro aspecto que ressaltou durante as várias sessões de pesca, foi a boa elasticidade da linha. Apesar de a resistência não estar ao nível das linhas de topo, encontrou compensação na elasticidade. De facto, ao nível do combate com bons peixes, a linha demonstrou ter capacidade para aguentar todo o tipo de artimanhas: arranques fortes, enrolamentos, fortes cabeçadas, etc. Isto especialmente nas primeiras sessões de pesca.
Em termos de lançamentos, a linha apresentou sempre uma performance razoável, permitindo boas distâncias médias. Mesmo com amostras pouco pesadas, os lançamentos conseguiram alcançar distâncias interessantes. Devido à sua baixa rigidez, esta linha tem um enrolamento bastante compacto na bobina do carreto, o que optimiza a capacidade para reduzir atritos e evitar perucas na altura do lançamento.
Um dos principais problemas da linha está associado ao seu rápido desgaste, após algumas sessões de pesca. Resistência e elasticidade começam-se a ressentir à medida que vão passando os dias. A linha começa a ganhar memória (especialmente se for usada com colher) e ganha uma certa rigidez que lhe confere alguma perda de resistência. Algo para o qual já tinhamos sido alertados pelos vendedores de algumas lojas de pesca e que tivemos oportunidade de comprovar na prática. Alguns longos segmentos de fio tiveram que ser cortados, devido ao rápido desgaste da linha após a primeira semana de pesca. Este facto confirma o baixo preço da linha, pois a mesma parece ter um ciclo de vida relativamente curto, quando comparada com outras de mesmo tamanho comercializadas por marcas diferentes.
No global, esta é uma linha que se adequa a uma utilização durante um curto período de tempo. Para 1 ou 2 semanas, apresenta uma performance bastante interessante e ao nível das melhores. A boa elasticidade foi o aspecto que mais nos agradou. O baixo preço cobrado adequa-se à qualidade e sobretudo á longevidade da linha. Relativamente aos 6kg, esqueçam! Um valor na proximidade dos 3 kilos parece-nos mais do que adequado 🙂 Uma boa opção para quem gosta de trocar de linha rápidamente ou para quem precisa de uma linha de reserva para utilizar durante um espaço curto de tempo.
É a linha que tenho no meu carreto…e gosto dela! Tem boa resitencia…e nao esta muito degradada, mas com os baixos caudais que se começam a dislumbrar esta na hora de trocar para uma 0,12/0,14…
Obrigado pela achega, Miguel.
Se quiseres realizar uma análise mais detalhada da performance da linha estás à vontade: introduz aqui um comentário mais longo. Assim podemos dar uma informação com mais valor para quem nos lê 🙂
Boas!
Em termos de resistencia, e bastante boa! Aguenta bastante peso….e raro uma amostra ficar presa ( se o no estiver bem feito!!) o unico senão e a memória do fio…num caso de uma amostra presa tem que se cortar uma secção bastante grande para nao ter outros desgostos!
Alcança boas distancias, é muito façil de manter tensão na linha…
Sou fã da trabucco, mas esta não é ma! e a relaçao preço/qualidade e bastante aceitavel!
Ja alguem experimentou usar fluorcarbono no carreto? Tou tentado a por no meu, mas nao sei se o custo compensa!
Eu não utilizo, nem nunca pensei em utilizar. Tem como principal vantagem a invisibilidade dentro de água e como tal é recomendada para terminais de montagens ou para situações muito concretas que requerem alta sensibilidade. A minha opinião é de que não se adequa ao spinning, pois apresenta vários problemas. Já as linhas de nylon com revestimento de fluorcarbono são outra conversa :). A Asari ou Falcon pertence a esse grupo (fluor coating). Se quiseres mais informação podes sempre ler este pequeno post de pesca ao Bass: http://www.bass-brothers-team.com/formacao/equipamento/fios.htm
Troquei para uma 0.14 que a vou trocar imediatamente do carreto….a linha e excelente para pescar sem duvida!A amostra trabalha bastante melhor, mas para perder amostras e muito mais façil….a linha nao agenta muita tensão…