Serra da Estrela 2011 – Pesca às trutas.

Serra da Estrela 2011 – Pesca às trutas.


No final desta semana, foi publicado, no site da Autoridade Florestal Nacional, o edital que regulamenta a pesca às trutas nas Lagoas da Serra da Estrela. Das 18 lagoas consagradas dentro deste edital, apenas 3 serão abertas durante a temporada de 2011, mais concretamente: a Barragem do Lagoacho, a Lagoa do Vale do Rossim e a Lagoa do Viriato. Destaca-se, desde logo, o facto deste ano a Lagoa Comprida ficar fechada.

A temporada para cada uma destas lagoas está definida da seguinte forma:

  • Lagoa do Viriato – do dia 10 de Janeiro a 29 de Dezembro – no entanto, só é permitida a pesca sem morte aos sábados, domingos e dias de feriado nacional obrigatório.
  • Barragem do Lagoacho – do dia 1 de Maio a 29 de Maio – com a pesca a ser permitida às quintas, domingos e dias de feriado nacional obrigatório.
  • Lagoa do Vale do Rossim – do dia 1 de Maio a 12 de Julho – com a pesca a ser permitida às quintas, domingos e dia de feriado nacional obrigatório.

O número máximo de exemplares que podem ser capturados nas lagoas onde a pesca com morte é permitida é de cinco e o tamanho mínimo das trutas tem de ser de 22 centimetros. Por sua vez, o custo da licenças varia entre os 5 euros para os pescadores ribeirinhos e os 12 euros para os pescadores nacionais, isto nas lagoas onde é permitida a pesca com morte. Na lagoa do Viriato, a licença individual custa 10 euros.

Para mais informações, podem sempre ler o edital que se encontra abaixo:

Boas pescarias 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.