Viseu – Lider das zonas de pesca desportiva.

Viseu – Lider das zonas de pesca desportiva.


Tem-se notado ao longo do tempo um crescendo na criação de zonas de pesca desportiva a nível nacional. Uma maior preocupação ambiental da parte dos pescadores, o crescimento da pesca sem morte e a necessidade de privatizar o aproveitamento piscicola dos rios tem levado a que cada vez mais associações de pescadores tenham avançado para a criação de áreas onde a pesca é regulamentada de forma especial.

Esta é uma tendência com a qual temos que viver e que certamente se tornará mais intensa nos próximos tempos em Portugal. Com o escassear de recursos humanos e financeiros a nível público, cada vez é menor a capacidade do estado para garantir a preservação dos rios e a manutenção do equilibrio nas populações truteiras. Neste contexto, só a intervenção dos pescadores pode garantir a manutenção do nosso património fluvial e do que ele tem de mais de belo: as bravas trutas comuns (salmo trutta fario).

Olhando para as tendências nacionais em termos de criação de zonas de pesca desportiva viradas sobretudo para a pesca às trutas, verificamos que o distrito mais activo é claramente o de Viseu. Com 27 zonas de pesca desportiva, é claramente o distrito lider a este nível. Aproveitando a presença de rios emblemáticos na pesca à truta como o Vouga ou o Paiva, os pescadores e associações do distrito de Viseu têm adoptado uma postura bastante dinâmica. À data de hoje, o rio líder em concessões no distrito de Viseu é o rio Vouga com 5 concessões. Adicionalmente, também verificamos que só em 2010, foram criadas ou renovadas 5 concessões.

Lista de todas as zonas de pesca desportiva no distrito de Viseu:

No entanto, nem só o Vouga e o Paiva têm lugar de destaque. Alfusqueiro, Águeda, Couto e até mesmo o Pavia são exemplos de rios onde se podem pescar trutas, isto para já não falar das várias ribeiras que se encontram concessionadas. O distrito de Viseu está a assumir um papel líder na criação de zonas de pesca desportiva e portanto, começa a tornar-se um laboratório para verificar quais os modelos de gestão que podem ter mais sucesso neste campo. Com o aumento das zonas de pesca desportiva, irá também aumentar a concorrência entre diferentes projectos e modelos de gestão e só alguns irão ter o sucesso que merecem.

Para já, Viseu lidera 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.