Colheres de pesca – SaltSinker.

Colheres de pesca – SaltSinker.

Na nossa incessante procura de iscos cada vez mais inovadores para a pesca à truta ao spinning, deparamos com mais uma proposta original dos nossos vizinhos espanhóis: a SaltSinker Evolution.  Produzida pela empresa Sator & Fata, estas colheres enquadram-se dentro de uma gama de produtos inovadores que pretendem oferecer maior valor acrescentado ao pescador dentro de uma visão de responsabilidade ambiental

Todas as colheres SaltSinker são produzidas manualmente e são desmontáveis. De modo a aumentar o seu poder atractivo dentro de água, esta amostra apela não só ao sentido visual e à linha lateral dos peixes, mas também ao olfacto e às pupilas gustativas. Pois é!! A evolution incorpora nanoparticulas odorosas e gustativas que visam aumentar substancialmente o poder atractivo da amostra. Caso os pescadores considerem que estes atributos ainda não são suficientes, podem sempre adicionar um streamer (dentre 340 disponiveis) ou um isco natural à colher para a tornar irresistivel.

Na versão normal, a colher Evolution tem pesos que variam entre os 4 e os 9 gramas. Existem 16 modelos diferentes de folhas disponiveis, todas com combinações de cores diferentes. Todos os modelos têm o mesmo preço unitário: 3,5 euros (incluindo IVA e portes para Espanha) e são entregues num prazo que varia entre 5 a 10 dias. Para aqueles que desejem customizar a sua colher (que é desmontável) ou simplesmente substituir alguns componentes que estejam gastos, existe a opção de comprar peças individuais, cujos preços variam entre os €0,15 e os €0,90. No que diz respeito ao spinning em água doce, estas colheres destinam-se sobretudo à pesca de trutas médias a grandes (comuns e mariscas) e salmões.

Para conhecer melhor a eficácia da Evolution Normal, podem visualizar o video abaixo:

Para as trutas médias a pequenas, existe a SaltSinker Evolution Mini. Esta versão é mais pequena do que a normal, apresentando a possibilidade de ter um peso menor ou maior em função da montagem que seleccionarmos. Tal como na versão standard, é possibilidade desmontar a amostra rápidamente sem a tirar da linha de pesca, substituindo-se de imediato a folha, os pesos ou o anzol que estejamos a utilizar. A versão mini está disponivel em 23 opções que variam sobretudo ao nível das nanoparticulas odorosas e gustativas que são incorporadas nestas colheres. Nem todas as opções são as mais aconselháveis para a truta. A selecção terá que ser realizada em função da informação que é disponibilizada no site da marca.

Apesar de não conhecermos bem esta marca e os seus modelos, existem boas referências de qualidade que lhe são conferidas por alguns prémios granjeados a nível local e internacional. É claramente uma proposta que nos agrada e que pode fazer a diferença numa pesca de maior qualidade em que a customização da colher é um factor fundamental.

O que nos agrada especialmente nestas amostras e nos faz crer que elas poderão ter grande potencial, é o facto de elas terem sido desenhadas, concebidas e testadas em Espanha. Com uma grande poximidade genética entre as trutas dos dois países, penso que existe uma grande probabilidade de que as trutas nacionais também correspondam bem a estas amostras. A juntar isto, também há a elevada possibilidade de customização que torna esta colher num isco todo o terreno e logo bastante atractivo para o pescador pela grande panóplia de combinações que permite.

Agora … fica ao vosso critério 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.