Dia 3 de Julho de 2011, dirigi-me da parte da tarde ao rio Zêzere para passar uma bela tarde no rio atrás das trutas. O local escolhido foi um troço a jusante da povoação de Valhelhas.
Chegado ao local escolhido, preparo o material com calma e preparo-me para iniciar a pescaria. Mal chego á beira da água, o cenário que encontrei foi desolador… Apoderou-se de mim um misto de tristeza e de raiva que mal podia controlar…
A água estava negra, peixes mortos, um cheiro nauseabundo…É uma tristeza quando vejo um rio que tanto protejo neste estado…A menos de 1 km a jusante da praia fluvial de Valhelhas que tem “BANDEIRA AZUL”…
É assim este nosso Portugal, uma vergonha autêntica… E as autoridades onde estão??? Provavelmente estão perto, mas a fazer o quê???
Pois, eu acho que sei a resposta… Estão a praticar um “desporto” que se chama “caça á multa”! Sim, esse desporto que está na moda… Andam á procura do pescador cumpridor, mas que naquele dia se esqueceu da licença no carro… Andam á procura do pescador que deixou caducar o BI por esquecimento… Sim, esses pescadores que nunca mataram um peixe abaixo da medida mínima legal, é esses que eles chateiam…
Enfim, em que século estamos??? Admite-se uma vergonha destas? Ninguém faz nada??? Será que os senhores que atribuíram a tão merecida “BANDEIRA AZUL” á praia fluvial não podem ir ver a vergonha que se passa a jusante da mesma???
Muitos de nós que preservamos os rios e a natureza gostávamos de ver respondidas estas perguntas, mas parece que não há ninguém que se chegue á frente para responder…
O que se está a passar no Zêzere e em muitos outros rios é um ATENTADO e o que vejo são autoridades que passam ao lado do assunto como se nada fosse, como se fosse uma coisa normal que está a acontecer…
Enfim… A tristeza é que nós, aqueles que gostamos do rio e da natureza, somos impotentes, por muito que queiramos, pouco podemos fazer… A única coisa que se pode fazer é falar, denunciar, expor este problema que está camuflado, problema que os “terroristas” tentam que passe despercebido…
E denunciou, de imediato, esse atentado ao SEPNA/GNR?
Não denunciei porque eles nao fazem nada…é sempre a mesma coisa…se for preciso sabem o que se está a passar e não mexem uma pallha.
Infelizmente é o país em que vivemos.
Infelizmente sou obrigado a concordar consigo. Eles não fazem nada.
Mas pelo menos nós fazemos alguma coisa. E depois, além de denunciar este atentado ambiental, denunciamos dste imibilismo do SEPNA.
Urge que todos os pescadores se juntem em protesto e numa petição pelo regresso dos guarda-rios.
Boas!
Imagens muito muito tristes…enfim 🙁
Abraço
Isso era muito bom! O problema é que é um canal de esgoto cimentado e tudo…para o fazerem teve que haver obras e para haver obras o projecto tem que ser aprovado…ou ilegal. Quem o aprovou? Eis a questão…?
Hoje fui pescar para o mondego mas ao passar por valhelhas fui investigar e ainda estava pior do que no outro dia! Axo que ja sei de onde vem mas n tinha tempo…assim que possa vou la investigar e ligo logo para a GNR quando tiver a certeza de onde vem a poluição!
É como diz. Pelas fotografias parece tratar-se de um esgoto infra-estruturado e licenciado.
E a sua missão de denúncia é louvável. Se todos os pescadores fossem assim conscienciosos não teríamos chegado onde chegamos em termos de recursos piscícolas.
Mas nessa sua indagação procure saber se o que vemos nas fotografias é mesmo um esgoto ou um escoamento de águas pluviais que alguém, clandestinamente, usa para escoar efluente doméstico ou industrial.
Vá dando notícias. Estas coisas hipotecam o futuro da pesca nas águas interiores do nosso país truteiro.
Boas. É com muita tristeza que venho aqui expor a origem do esgoto que aparece na foto da capa. Ontem antes de uma pescaria ás trutas fui tentar descobrir a origem do esgoto e após alguns minutos de procura consegui! O esgoto que entra na margem direita do rio zêzere a jusante da ponte de Valhelhas provém da “Estação de tratamento” de águas residuais de valhelhas…Ahahaha eu disse estação de tratamento? Deve ter sido um delírio da minha visão ou da minha mente…porque a água de tratada não tem nada…Fica aqui o apelo aos responsáveis das “Águas do Zêzere e Côa” para que vão ver o que se está a passar porque não estão a tratar nada em valhelhas,o que estão a fazer é a destruir o rio e consequentemente a destruir o restante ecossistema! Vão la ver o que se passa porque quem la trabalha está a trabalhar mal…aquilo não é um serviço bem feito e eu falo porque tenho o mínimo de conhecimentos sobre análise e tratamento de águas!
Fica aqui também o apelo a que os pescadores denunciem qualquer situação deste tipo!
Abraço.
Muito obrigado João por este trabalho de detective 🙂
Este é um problema que não afecta só o Zêzere, mas também o Côa e outros rios. Com falta de verbas para a manutenção das ETAR’s e com alguma incompetência à mistura, o resultado final acaba por ser uma simples canalização de várias fontes de poluição directamente para os rios, quando anteriormente ainda passavam pelas terras ou por outros filtros naturais, reduzindo o seu impacto sobre a linha de água.
Enfim … espero que lentamente se vá fazendo alguma coisa … pelo nosso bem e pelo das trutas.
Abraço e continuação de boas pescarias,
Pois é uma vergonha mas pronto…vamos manter a esperança…As pescarias andam boas ainda mas em zonas sem esgotos eheh Este ano vejo uma densidade de trutas muito superior a anos anteriores e com muito maiores dimensões, o que vai favorecer muito a próxima época eheh
Abraço e boas pescarias.