Fiscalização a funcionar na Ribeira de Gondiães!

Fiscalização a funcionar na Ribeira de Gondiães!




De acordo com informação veiculada na Internet através do Jornal Sol do dia 11 de Agosto, foram detidos 6 homens na Ribeira de Gondiães, pelo facto de se encontrarem a pescar trutas com lixívia. Os homens detidos apresentavam idades compreendidas entre os 27 e 52 anos e na altura da sua detenção encontravam-se já na posse de 158 trutas e 11 escalos. A detenção destes indivíduos esteve a cargo do Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Chaves.

Este é claramente um exemplo de uma fiscalização eficaz e que visa controlar este tipo de fenómenos que destroem os nossos rios. Os furtivos aproveitam esta época para tentarem as suas artimanhas, nomeadamente a lixívia, aproveitando os baixos caudais e a falta de pescadores desportivos nos rios. É nesta altura que a acção da GNR é mais necessária e ficamos felizes pelo facto de ela ter produzido bons resultados, neste caso concreto.

Só temos a lamentar a perda de tantas trutas, devido à acção destes criminosos. Já por lá pescamos algumas vezes e a Ribeira de Gondiães é um paraíso para a pesca de belos exemplares de trutas, devido à sua água extremamente límpida e pura. No entanto, ataques deste tipo podem trazer impactos negativos na densidade de trutas que vamos ter nas próximas temporadas. Esperemos que tal facto não ocorra e que a Ribeira se consiga regenerar rapidamente.

Louvamos a acção da GNR e solicitamos a quem tenha conhecimento ou assista “in loco” a este tipo de crimes que os denunciem imediatamente ao SEPNA para que se ponha fim a este tipo de situações. São estes indivíduos que limpam os nossos rios do seu maior tesouro: a salmo trutta fario nacional.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.