Criar uma concessão de pesca desportiva.

Criar uma concessão de pesca desportiva.




Como este é sempre um assunto pendente para muitos de nós, especialmente numa altura em que o poder público e as entidades responsáveis não têm orçamentos para fazer uma gestão eficaz das nossas massas de água, achamos por bem colocar neste site as condições e regras a respeitar num processo de criação de uma concessão de pesca desportiva. Efectivamente, o processo em si não é muito complexo em termos de papelada, mas implica pequenas etapas burocráticas que poderão tomar algum tempo (normalmente 1 ano ou mais).

A constituição de concessões de pesca desportiva só podem ser atribuídas a clubes/associações de pescadores ou câmaras municipais, deixando assim de lado a possibilidade de qualquer individuo poder solicitar a sua constituição. Isto funciona como um desincentivo à privatização dos direitos de pesca.

A descrição do processo de criação de uma concessão de pesca desportiva estão disponíveis na janela abaixo que apresenta a informação que consta do site da Autoridade Florestal Nacional:

Os seguintes formulários também estão disponíveis:
– Requerimento para concessão de pesca desportiva (albufeiras)
– Requerimento para concessão de pesca desportiva (cursos de água)
– Termo de responsabilidade

Espero que esta informação seja útil para aqueles de vocês que gostariam de juntar alguns amigos e criar uma concessão de pesca desportiva. Como sempre, aconselho a que não reservem unicamente a atribuição de licenças para os membros do clube ou associação, mas que potenciem uma maior equidade no acesso às massas de água. Sem este tipo de atitude, podemos comprometer lentamente o futuro deste desporto, ao instigar a frustração e a indignação dentro da nossa classe.

Boa sorte 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.