Estudo sobre a Pesca Desportiva em Portugal

Estudo sobre a Pesca Desportiva em Portugal


Apesar de já ter sido publicado no final do ano passado, só agora chegou às nossas mãos um documento oficial que realiza um estudo alargado sobre a importância da pesca desportiva a nível nacional. O seu título “Pesca Desportiva em Albufeiras do Centro e Sul de Portugal: Contribuição para a Redução da Eutrofização via BioManipulação” é bastante específico e numa primeira análise não deixa transparecer a importância deste estudo em termos da radiografia que realiza a vários níveis sobre o sector da pesca desportiva nacional, incluindo a pesca à truta. O estudo foi realizado na sua maioria por investigadores do Instituto Superior de Agronomia.

Consideramos que esta tentativa de caracterização deste sector é um primeiro legado importante para criar as condições necessárias a uma maior afirmação de um sector com relevante impacto económico e social. Acreditamos que só uma maior compreensão e publicitação do papel que a pesca tem na sociedade actual conseguirá garantir a sobrevivência e crescimento deste desporto, nas suas diversas vertentes. A pesca à truta aqui também terá o seu papel e ao longo do relatório aparecem várias referências a esta versão bastante peculiar da pesca desportiva.

Para aqueles que queiram aceder a este estudo, ele pode ser visualizado abaixo:

Pensamos que todos os pescadores podem ter um especial interesse em conhecer um pouco mais sobre a actividade que praticam, sobretudo quando se trata de informação científica e como tal, potencialmente credível. O conhecimento só nos ajudará a ter uma postura mais responsável, de forma a defendermos os nossos interesses com maior eficácia.

Interessa, sobretudo, termos um Portugal com mais e melhor pesca para todos 🙂

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.