A menos de um mês para a abertura da pesca às trutas no Rio Minho e com um mês e pico para a abertura da pesca geral, verificamos que ainda não choveu quase nada em 2012. Efectivamente, as massas de água estão neste momento com caudais médios e relativamente abaixo do esperado para esta época do ano.
Mesmo após consultar as previsões meteorológicas de alguns sites para os próximos tempos, verificamos que as condições climatéricas nos irão trazer mais do mesmo, ou seja: céu limpo, com algumas nuvens, e temperaturas frias. Chuva é que nem vê-la! Prevêem-se apenas alguns dias de precipitação moderada até ao final de Janeiro.
Perante isto, os planos de pesca para a abertura começam já a ser pautados por algum cuidado. Os ribeiros e ribeiras de pequena dimensão, que costumam ser o alvo favorito para alguns nos primeiros dias da temporada, podem não estar na sua melhor forma, até porque sem água suficiente, poucas terão sido as boas trutas que realizaram a migração para esses locais com vista a desova. Isto poderá ser especialmente dramático para os pescadores de spinning que gostam de iniciar a época no ultra light spinning. Mesmo nalguns rios de caudal médio e em zonas de pouca profundidade, o baixo nível das águas pode comprometer o sucesso da pesca, colocando os pescadores ao alcance do olho perspicaz das trutas.
Os únicos locais onde esta situação actual pode produzir alguns resultados positivos, serão os rios de grande caudal com barragens a montante. Rios como o Minho, Lima e Cávado, tenderão a apresentar caudais médios com menores frequências em termos de descargas das barragens. Isto pode claramente facilitar a tarefa dos pescadores, permitindo que as trutas estejam mais ao alcance das amostras.
Enfim, apesar deste cenário estar a ser construído com base nas previsões actuais, isto não quer dizer que as coisas se venham a desenrolar exactamente desta forma. Com cerca de um mês ainda por decorrer, certamente que poderemos ainda ter algumas surpresas agradáveis. No entanto, também convém que nos preparemos para o caso de termos pouca chuva nos próximos tempos.
Ta a ficare preta a coisa…tou a ver que tenho de mudar de planos para abertura eheh
mesmo mas para onde vou agua não deve faltar……..hehehehe
a abertura e as 2 3 semanas a seguir provavelmente devem ser positivas principalmete nos rios maiores o problema vai ser,caso nao chova a partir de abril com a temperaturas a subir as barragens a reterem agua vai ser muito complicado sobretdo nos rios litorais.
Boas!
Na minha opnião esta falta de grandes caudais, vai-nos ser recompensada nos proximos 3 anos. As condiçoes para a desova são muito boas. Caudais nao muito fortes, fazendo com que os alevins tenham facilidade de estacionarem no rio e não serem levados rio abaixo…temperaturas frias e constantes. Acho que o Pingodoce tambem ja falou destas boas condiçoes de desova.
O problema da falta de agua, e sim preocupante para o tempo que vamos ter para pescar, ou seja muito reduzido isto se as condições se mantiverem.Nesta mesma visão, os rios de verão vão ficar muito baixos deixando as trutas muitissimo vulneráveis, mais do que o habitual, a ataques de pessoas sem escrupulos!
Abraço
Espero que sim Miguel 🙂
Mas tenho algumas dúvidas. Nesta altura, convém que os caudais sejam generosos … Por alguma razão é que estes costumam ser meses de boas precipitações.
Um abraço,
Sim Mario,mas tambem se o caudal for muito generoso la se se vai a postura toda…acho eu!
Eu quero mas e ir a pesca! 🙂
Abraço
Pode não ser sempre assim.
Caudal forte permite que as trutas acedam a outros locais de desova que podem ser mais promissores; riachos, pequenos ribeiros, regatos, etc. Nesses locais, as trutas mais jovens e ovos estão mais protegidos dos predadores e muitas vezes têm muito mais alimento para as suas fases iniciais de crescimento.
Enfim, ainda falta estudar muito sobre estas questões para termos certezas, mas uma coisa é certa: sem água, não há trutas!
Venha a abertura do Minho 🙂
Abraço,
boa noite, eu concordo com o mario penso que era melhor até para a desova haver mais chuva e ate temos um pouco a prova disso , pois nos ultimos 3,4 anos tivemos bastante chuva e houve ,acho, boas desovas que sao as trutas que vamos pescar neste e nos proximos anos muitas pessoas que vivem perto dos rios dizem-me que ha bastantes trutas nos rios inclusivamente no rio minho,o problema é que a partr de meados de abril se nao houver chuva os caudais vao ficar demasiado reduzidos e dificulta a vida dos pescadores e das trutas(que até com falta de alimento por vezes tem que se alimentar da sua propria especie…)
Obrigado João.
Essa é a minha perspectiva, mas também reconheço que ainda falta estudar muito sobre estes assuntos para se terem certezas.
Espero voltar a encontrá-lo no Minho este ano. Desta vez, com mais sorte para si em termos de capturas do que no ano passado 🙂
Um abraço,
Pois eu acho que depende de cada rio. No baixo Alfusqueiro por exemplo, que não tem ribeiros, a desova é no cauce principal, que esta cheia de seixos e areia, o que sobra é areia, e o que interesa é que as cheias não levem a desova ou entupam o ninho com areia fina. O fator limitante no número de trutas é a temperatura da água e osigenação no verão quando o caudal é mais baixo, e não a própria desova. Noutros rios com fundo de pedra ou com muitos açudes e fundo lamacento, com melhores condições de osigenação e temperatura, interessa que levem água os ribeiros tributários da linha de água principal, para as trutas criaram-se lá. Em fim, penso que há muitos fatores locais.
boa noite
espero tambem encontrar o mario no minho ou noutro rio brevemente(com ou sem capturas!)
acho que o pingodoce tem razao cada caso é um caso…eu nao conheco bem os rios da regiao centro,alias nao conheco bem nenhum rio(ha quem diga que é preciso uma vida inteira para se conhecer 1 rio)mas tenho mais conhecimento da regiao minho e ai acho que o grande perigo para os ninhos ,alem da seca, sao as enxurradas o que penso nao ter acpntecido nos ultimos 5 anos,embora tenha chovido bastante, o que demonstra que temos tido anos muito bons e os rios devem estar com bastantes trutas!!