Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado.
Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.
Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bons exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos.
Este ano e perante as condições bastante excepcionais das massas de água, é nossa impressão de que a pesca ao spinning pode rapidamente evoluir para técnicas que são utilizadas nos meses mais quentes, como por exemplo o light spinning com linhas 0,12 e amostras nº 1. A falta de água é tão critica que em alguns rios poderão não existir sequer condições para pescar ao spinning. Com as condições actuais, acreditamos que as trutas tenderão a estar concentradas nos locais com mais água (poços e açudes) e como tal estarão também mais atentas aos movimentos dos pescadores. Isto não quer dizer que não estejam mais esfomeadas, já que a falta de alimento é possivelmente também umas das variáveis a influenciar o sucesso das pescarias. Com a temperatura prevista a estar ao nível dos valores típicos da Primavera, há razões para pensar que a actividade das trutas poderá já estar a níveis normais e possivelmente alcançar picos em momentos muito concretos. Mesmo assim, e à semelhança dos anos anteriores, acreditamos que as trutas tenderão a estar mais activas em zonas de planicie do que em zona de montanha, onde as temperaturas serão certamente mais baixas.
Com este tipo de cenários, aconselhamos o maior cuidado com o número de capturas e com a intensidade das sessões de pesca nos primeiros dias. As capturas iniciais poderão-se traduzir sobretudo em exemplares bastante magros e como tal devolve-los à água para os capturar e reter mais tarde, pode ser uma estratégia bastante correcta. Enquanto não chover a sério, penso que convém ter um cuidado especial com as nossas trutas 🙂
Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.
Fica aqui um forte abraço para todos e … Boa Sorte!
Mais uma vez se cumpriu a tradição.
Apesar de seca generalizada, “água” e muita, não faltaram nos Rios Coura e Lima. Pelo aspecto dos débitos das mini-hidricas e Barragem de Touvedo, até parece que estamos em tempos de cheias (ou está tudo doido 🙂 !!)
Uma boa truta de 40 cm marca uma jornada pautada por trutas pouco activas e temperaturas bastante baixas dentro de água. Foi um início auspicioso para uma época que se afigura difícil enquanto não chover. Dentro em breve, os posts com as peripécias desta abertura irão estar online.
Um abraço e continuação de boas pescarias.
BOas!
Esta tambem cumprida a tradição com 3 boas trutas!Depois serão postadas!
Abraço
Meus caros já que falam de tradição aqui vai. Como vem sido habito a tradição voltou se a cumprir 7 trutas três das quais a cima de 36cm o resto nem medi era a queima de certeza foram directas para a agua.
Cávado volta a dar o ar da sua grandeza.
boa noite, parabens a todos pelas trutas eu nao fui ,mas estava a pensar em ir a meio da proxima semana…touvedo acham que esta bom?ou sera que esta seco?(devido ao lima estar com muita agua, tal como o mario descreveu..)
cumprimentos
Parabéns. Boa escolha de rio e um bom número de capturas.
Hoje, já não picam 🙂 no Cávado …
Um abraço e continuação de boas pescarias ..
Boas João,
Touvedo parece que está com capacidade máxima. Eu ainda pensei em lá ir, mas disseram-me que não valia a pena, pois estava muito cheia.
Já o Lima é outra coisa. Depois de terem estragado a abertura a muita gente com a abertura das comportas, certamente que vale a pena lá ir quando as coisas estiverem mais calmas.
Um abraço,
Obrigado pelas fotos Miguel.
Só mesmo para a semana é que as posso postar. Mas fizeste uma abertura em grande. Excelentes exemplares.
Dá os meus parabéns ao teu sogro e agradece-lhe a excelente broa de milho de Campia. É um petisco divinal!!
Abraço,
Boas amigos ainda bem que por ai correu bem…ja aqui, rio zezere seco em 90% do rio nao corre…ribeiras nem se fala (ainda pior) e trutas acima da medida nem uma…capturei 4 abaixo da medida que foram devolvidas e fugiu-me uma com uns 25 cm… de resto nao vi mais nenhuma truta com medida nem a fugir!! Acho que ainda nao subiram porque a truta desova muito mais abaixo (grande parte)…espoeremos que chova rapido porque tive relatos de um quinteiro que aquilo tem sido alvo de um massacre nos ultimos meses devido a falta de agua! Pelo que pude perceber ao falar com uns amigos, o r io Côa esta igual nao corre nada porque a barragem nao esta a debitar nadae o mondego ainda é o que esta melhor mas com caudal tipico de julho mesmo assim!
Abraço a todos!
Nada mau João!
As condições são bastante dificeis e tirar algumas trutas é obra! Temos mesmo que esperar que chova. Tambem quero ir ao Côa, mas só quando houver água.
Abraço e boas pescarias
Boa noite amigos,ontem foi um dos dias mais trites da minha vida,depois de tanta ansiadade pela chegada do 1º dia de pesa e chegar ao rio e ver uma chacina de peixes todos mortos é de ficar triste,isto aconteceu no rio Rabaçal na zona da aldeia de Pala.Subi o rio mais 2 pescadores para ver atê onde foi este crime andamos seguramente mais 2 horas sempre com muitos peixes mortos mas trutas nada o que me leva a crer que foi um envenenamento para apanhar as trutas e depois irem comercializa-las nos restaurentes, o que andam a fazer os nossos guardas florestais! encontramos mais 2 pescadores e eles confirmaram que em Bragança nos restaurentes vendem trutas FÁRIO a 45€o kilo,como denunciar este acto e a quem peço ajuda ,obrigado.
Realmente os nossos rios andam sem vigilância e as leis estão desactualizadas, estive no lima perto de ponte da barca e vi redes no meio do rio onde tiraram dezenas de trutas com medida e sem medida, não existe consciencia nenhuma. Estou muito triste
Ola Carlos
A melhor situação e ligar ao Sepna e fazer a denuncia!
Abraço
Meu Deus ao que isto chegou.
Caro Carlos,
Obrigado por este testemunho sempre importante.
Partilho dos seus sentimentos relativamente a este tipo de situação. É uma vergonha que isto aconteça num estado de direito, dito democrático. A denuncia deve ser feita junto do SEPNA, mas de pouco vai adiantar, porque a mortandade já está feita e os responsáveis já há muito que desapareceram.
Se isto foi dentro da área do Parque Natural de Montesinho, então a questão é ainda mais grave e levanta sérias dúvidas sobre a eficácia da entidade gestora do Parque. Estes ambientalistazecos institucionalizados que para aí andam de nariz empinado bem podem proibir tudo e mais alguma coisa para manter as suas estufas e viveiros em espaço natural, mas os locais retaliam e matam-lhes tudo (peixe, caça, lobos, rapinas, etc.). Nunca o furtivismo atingiu níveis tão altos no Parque de Montesinho, como hoje em dia. Eles que continuem assim … em breve, deve-se seguir a Peneda-Gerês. Como os furtivos dizem: “É sempre a andar!” Com menos gente a viver nestas zonas, menos caçadores e pescadores legais, torna-se fácil. Quantos ambientalistas se vêem a vigiar os Parques de dia e à noite? Só o SEPNA a trabalhar? Isto de ser ambientalista institucionalizado é uma maravilha: bom salário público e em casa no bem bom, não é??
Só uma nota final, também no Coura vi pegadas frescas na zona onde pesquei no dia 1 de Março. Fui o primeiro a passar e como tal, tenho quase a certeza absoluta que já lá tinham passado nos dias anteriores e de certeza que não foi só para vê-las, porque nem uma mexeu comigo em mais de 500 metros de rio!
Um abraço,
Caro João,
Obrigado por este testemunho.
Com a fome a entrar por muitas casas, a situação só pode mesmo piorar e as autoridades em vez de actuarem, viram a cara para o lado. Não sei o que lhe diga … temos que denunciar na hora e esperar que se faça justiça .. algum dia!!
Um abraço,
boa noite a todos ,em relação ao comentário de ontem hoje confirmo o que eu suspeitava o rio rabaçal foi envenenado desde todo o seu curso em território nacional isto quer dizer que tambem a zona do parque natural de montezinho as auturidades já estão ao corrente ,como voces disseram não nos vai adiantar de nada. parece que foi alguma descarga de produtos quimicos, não se sabem a onde começou. mas o suspense fica no ar,muitos peixes mortos barbos, bogas ,e a onde estão as trutas que nem sinal de uma morta,será que elas fugiram para alguns afluentes,já pesquei em muitos rios menos no minho posso afirmar que é ou era o melhor rio de Rortugal de trutas fário ,em quantidade e em trutas enormes e agora quanto tempo vai demorar se é que um dia vai ter trutas como as que tinha de facto mataram o meu rio de eleição,desculpem por ter tocado no assunto outra vez mas estou muito triste.
“em breve, deve-se seguir a Peneda-Gerês. Como os furtivos dizem: “É sempre a andar!”
Exactamente!
Só o SPNA ainda vai cumprindo a missão para o fim que foi criado,mas muito limitado devido a falta de verbas e recursos,tudo o resto vai derivando como a triste situação do nosso País.
O que nos espera nos próximos anos dentro do Parque é o caos,onde os pescadores residentes não aceitam nem acatam(com inteira razão) uma imposição do ICNB com base numa tirania sem argumentos validos de preservação que os levam consequentemente e sistematicamente ao furtivismo e a uma pesca desconsertada onde a comunidade local é conivente e gerida pela lei do povo.
Provavelmente razão tem eles…
João Dias
Caro Carlos,
Está muito a tempo de ainda fazer a queixa/crime(atentado ambiental) no SPNA com base nos factos presenciados que dará origem obrigatoriamente a um investigação e consequente inquérito.
Não conhecendo o/os autores da contaminação deve incidir-la sobre desconhecidos obrigando as autoridades a investigar e responder-lhe sobre o evoluir do processo.
Não tenha medo faça-o.
Abraço,
João Dias