Abertura às trutas 2012!!!

Abertura às trutas 2012!!!




Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado.

Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.

Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bons exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos.

Este ano e perante as condições bastante excepcionais das massas de água, é nossa impressão de que a pesca ao spinning pode rapidamente evoluir para técnicas que são utilizadas nos meses mais quentes, como por exemplo o light spinning com linhas 0,12 e amostras nº 1. A falta de água é tão critica que em alguns rios poderão não existir sequer condições para pescar ao spinning. Com as condições actuais, acreditamos que as trutas tenderão a estar concentradas nos locais com mais água (poços e açudes) e como tal estarão também mais atentas aos movimentos dos pescadores. Isto não quer dizer que não estejam mais esfomeadas, já que a falta de alimento é possivelmente também umas das variáveis a influenciar o sucesso das pescarias. Com a temperatura prevista a estar ao nível dos valores típicos da Primavera, há razões para pensar que a actividade das trutas poderá já estar a níveis normais e possivelmente alcançar picos em momentos muito concretos. Mesmo assim, e à semelhança dos anos anteriores, acreditamos que as trutas tenderão a estar mais activas em zonas de planicie do que em zona de montanha, onde as temperaturas serão certamente mais baixas.

Com este tipo de cenários, aconselhamos o maior cuidado com o número de capturas e com a intensidade das sessões de pesca nos primeiros dias. As capturas iniciais poderão-se traduzir sobretudo em exemplares bastante magros e como tal devolve-los à água para os capturar e reter mais tarde, pode ser uma estratégia bastante correcta. Enquanto não chover a sério, penso que convém ter um cuidado especial com as nossas trutas 🙂

Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.

Fica aqui um forte abraço para todos e … Boa Sorte!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.