Meus caros,
No seguimento de email do Raúl Ribeiro do PescaComAmostras.com (a quem agradeço a informação), de comentário do Miguel, e citando na íntegra noticia da Lusa, aqui vai:
“A Câmara de Paredes de Coura vai anunciar nos próximos dias o adiamento, de um mês, no período da pesca desportiva no concelho, face aos “valores excecionalmente reduzidos” do caudal do principal rio do concelho.
“O rio Coura apresenta, nesta altura, níveis que só se comparam aos de verão, como no final de agosto. É um caudal muito reduzido mesmo, provocado pela seca que atravessamos”, explicou hoje à Lusa Manuel Monteiro, vereador do Ambiente daquela autarquia.
A época de pesca desportiva no concelho de Paredes de Coura decorre habitualmente entre 01 de março e 31 de julho, regulamentada por edital do município, após parecer do Ministério da Agricultura.
“Face ao reduzida caudal do rio, recebemos um abaixo-assinado, de mais de trinta pescadores desportivos, a solicitar o adiamento da abertura da época, para não colocar em causa os recursos piscícolas”, acrescentou o vereador.
A autarquia acabou por “compreender e concordar”, pelo que, após consultar o Ministério da Agricultura, prepara-se para publicar agora um novo edital, adiando para 01 de abril o início da época de pesca de 2012.
“É, de facto, a melhor solução, porque o rio tem muito pouca água e há meses que não chove. E isso não é nada normal para esta época do ano”, admitiu.
A pesca desportiva no rio Coura é praticada por cerca de uma centena de pessoas, entre as quais dezenas de galegos.
Funciona com base no licenciamento municipal, por períodos de uma semana, sendo apenas concedida a possuidores, também, de licença de pescador desportiva.
A truta é a principal espécie piscícola existente no rio Coura”
Relativamente a esta notícia, só quero louvar a atitude deste grupo de pescadores que tomaram a iniciativa para alterar aquilo que seria um erro crasso.
Isto só me faz pensar que cada vez mais a gestão da pesca nacional deve sair das mãos das entidades públicas e passar para as mãos dos pescadores desportivos conscienciosos, através da criação de um Conselho Nacional da Pesca de pleno direito (em que o Estado teria também a sua participação) com poderes para legislar, cobrar licenças e fiscalizar.
O actual sistema de gestão da pesca que está em vigor neste país está totalmente caduco e inoperacional e não serve os interesses nem da pesca, nem da protecção das espécies e nem dos pescadores. Só serve para cobrar licenças e alimentar meia dúzia de artistas que numa situação normal nem conseguiriam arranjar empregos como arrumadores de carros, tal a péssima qualidade do seu desempenho ao longo dos últimos anos. A pesca tem sido totalmente esquecida ao longo dos anos e um dos exemplos disso é o facto de ainda termos legislação do Estado Novo em vigor neste sector.
Noticias como estas são claramente um exemplo de que muito mais pode ser feito por quem percebe do assunto e está no terreno 🙂 Os meninos dos gabinetes de Lisboa pouco ou nada percebem disto …
É de louvar esta iniciativa.
Esta visão conscienciosa da pesca a truta pode ajudar em muito os nosso rios truteiros a prosperarem.
Em relação a criação de um Conselho Nacional de Pesca seria um grande passo, apoio.
Tenho serias duvidas que esses meninos de Lisboa que podem fazer alguma coisa directamente, saibam o que é uma truta! 😛
Boas!
E sempre bom ouvir notiçias que visam a proteção das trutas!
Em Lisboa como só ha trutas no continente ou no pingo doce…eles não querem saber muito!
Abraço
é bem feito sim senhor…havia era de ser a nivel nacional logo…todos os rios truteiros so abrirem dia 1 de abril e se nao chover ate la adiar outra vez…
A falta de informação leva a mal entendidos. Eu assim como vários outros frequentadores assíduos deste sitio fomos eludidos com este post e fiquei com a certeza que esse edital ia sair, e acabei por não visitar este belo rio na abertura.
Sofrer por antecipação da nisto.
Já sei que não posso acreditar em tudo que leio mas dado que o Mário estava informado nem sequer me preocupei em procurar esse edital. Mas para a próxima era agradável para nós leitores ler-mos nem que fosse na véspera da abertura um novo post a actualizar a situação na referida linha de agua.
Sem mais os meus parabéns pelo site e pelo trabalho desenvolvido até a data, este foi o único aspecto menos bom que tenho a apontar desde que sou estou registado.
Abraço a todos.
Desculpem me se estiver enganado, por ter interpretado mal alguma frase neste post.
Boas Takayuki,
Que é que queres te diga?? Achas que foi intencional??
O que eu tenho a dizer sobre isto é o seguinte:
1 – Este post foi publicado a pedido. Eu já tinha levado o toque do Miguel relativamente a isto e depois pediram-me por email para o publicar.
2 – O corpo da notícia é retirado na íntegra de uma notícia da Lusa … Portanto, nem lhe toquei.
3 – O título do post refere claramente Paredes de Coura, indicando que o adiamento só se iria aplicar naquele concelho.
4 – O texto refere a Câmara Municipal de forma clara e fala em edital e emissão de licenças municipais, portanto só se pode estar a falar de uma concessão de pesca desportiva.
5 – Nas águas livres, só a Autoridade Florestal Nacional pode determinar o adiamento ou o fecho antecipado da pesca às trutas. Algo que nunca aconteceu.
Para quem já anda na pesca às trutas há alguns anos, o que publiquei é mais do que suficiente para se saber o que se está passar e o que é que se pode fazer.
Com tudo isto em mente, não há qualquer impedimento à pesca nos troços livres do Coura. Aliás, esse foi o entendimento de muitas dezenas de pescadores que encontrei nas margens do Coura, incluindo alguns Espanhóis.
Se tinhas dúvidas, acho que me devias ter perguntado que eu teria todo o gosto em responder-te aqui em pleno site sem qualquer tipo de evasão. Se há princípio pelo qual me tenho pautado é pela transparência, e portanto nada tinha a esconder.
Um abraço e continuação de boas pescarias
Vou tentar conciliar.
Não conheço de nada o rio Coura, só de vê-lo ao passar por cima dele na A3; e do Concelho de Paredes de Coura o que conheço é basicamente o que sai na TV e rádios do seu festival.
Takayuki, quando li o post compreendi logo que o adiamento da abertura da pesca às trutas se referia às águas geridas pelo Concelho de Paredes de Coura. O meu pensamento foi: quando abram em Abril o rio vai levar a mesma ou menos água do que em Março, com certeza que há águas livres a montante e a jusante do Concelho onde se poderá pescar, mas com certeza que as melhores zonas são as concessionadas. Neste caso penso que a informação foi clara. Não te chateies homem, que os melhores dias de pesca ainda estão por vir. Abraço.
Boas!
Para bom entendedor, meia palavra basta! Sempre ouvi dizer…
Abraço
Bem eu cá não fiquei chateado só li o que quis como se costuma dizer coura e adiamento da pesca para dia 1 só depois de ver a abertura é que foi questionar, mas novamente sem ler na integra o texto que diz em letras grandes concelho etc. peço desculpa a todos pelo mal entendido quanto a transparência nunca tinha posto isso em causa, até pelo contrario.
Ainda bem que não te chateaste. Isso de ver o que me apetece também me acontece de vez em quando 🙂
Estive ontem no Coura, temperatura a aquecer .. tirei 3 trutas boas … notava-se mais actividade e vi mais de 15 trutas a mexer. Nem sinal de pescadores …
No final da tarde, ainda passei pelo Neiva e tirei mais 2 trutas lindas em zonas super difíceis. Também não vi nenhum pescador …
Acho que a maioria do pessoal já desistiu de pescar à truta até a chuva voltar …. podias ter aparecido pelo Coura.
Um abraço,