Rio Tamente – Condições de Pesca

Rio Tamente – Condições de Pesca




Durante o fim de semana passado, foi altura de voltar à faina e para tal, resolvemos visitar a Bacia Hidrográfica do Rio Lima. Já há muito tempo que não pescava por lá às trutas e já tinha saudades de capturar alguns bons exemplares. O dia até estava favorável: céu encoberto e chuva ligeira, mas as coisas começaram logo a correr mal!

Quando cruzei a ponte sobre o Rio Lima em Ponte da Barca, por volta das 8 horas da manhã, apercebi-me que a Barragem de Touvedo estava a debitar em força. Portanto, pescar no Rio Lima era pura loucura. Ainda tentei ver se se podia fazer alguma coisa na Barragem de Touvedo. Espreitei alguns dos locais onde mais gosto de pescar, mas infelizmente o nível da albufeira estava muito acima do normal. Que chatice!!

Bem, já que estava ali, o melhor era mesmo visitar o Rio Tamente. Só mesmo para o conhecer, porque não me apetecia nada pescar em rio pequeno e também, porque me surgiu a dúvida de qual era o limite oficial do PNPG naquela margem do Lima. A última coisa que me apetecia era aturar o pessoal do SEPNA ou do ICNB a estragar-me o dia de pesca.

Cheguei ao Rio Tamente por volta das 9 horas e fiquei bastante entusiasmado com aquilo que vi. Entrei numa ponte tipo românica, onde o rio se encontra com a albufeira de Touvedo, e vi uma qualidade de água excelente, pelo menos em termos de limpidez. O fundo via-se de forma perfeita e expandido mais o ângulo de visão comecei a ver os primeiros sinais de movimentação de peixe a mosquear à superfície. Eram as nossas amigas, que andavam a brincar!!

Ainda avancei alguns metros até à primeira queda de água e o caudal estava excelente para uma sessão de light spinning para montante. As margens não estavam excessivamente calcadas e a água estava a correr com um nível bastante considerável, resultado das boas chuvadas que tinham caído nas semanas anteriores.

Em termos de margens, pareceu-me que o declive e a concentração de mato em áreas muito específicas poderão ser obstáculos à circulação dos pescadores, mas o facto de o rio Tamente ter um caudal reduzido ajuda bastante, permitindo trocas sucessivas de margem. Ao nível das trutas, não tivemos oportunidade de visualizar grandes exemplares, nem comprovamos os níveis de densidade, mas pareceu-nos que estão reunidas todas as condições para saírem bons troféus nesta massa de água. Só a Barragem de Touvedo é por si só garantia desse facto, pois certamente que muitos dos monstros que a habitam gostam de desovar em águas com a qualidade daquela que vimos no Tamente.

Temos pena de não ter pescado neste rio, mas voltaremos em breve quando tivermos a certeza efectiva de que podemos ali pescar à vontade. O dia estava destinado para a pesca ao rapala e para as grandes massas de água e portanto, não fazia sentido meter-me em andanças mais “light”. Até porque me iria entusiasmar e gastar ali uma boa parte do dia …

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.