Trutas no Rio Cávado na zona de Barcelos??

Trutas no Rio Cávado na zona de Barcelos??

Recentemente, estive no Rio Cávado na zona de Barcelos, mais concretamente na queda de água do açude que se encontra a seguir à estrada nacional. Na passagem para uma pescaria mais à montante, resolvi que poderia valer a pena tentar a sorte por aqueles lados.

A zona pareceu-me com potencial, apesar de a qualidade da água não ser tão boa como aquela que se encontra na zona de Amares ou mais para montante. Realizei alguns lançamentos com colher Mepps Aglia nº1 e ainda tive uns toques de peixe, mas nenhuma captura. Como tal, não consegui perceber até que ponto é que possível capturar trutas ali ou não.

Efectivamente o local parece-me interessante, especialmente, porque o Cávado é supostamente um rio que tem algumas trutas mariscas. E se as tem, elas têm que passar por ali nas suas subidas. Também pensei que alguns sáveis e savelhas poderiam aparcar naquela, mas tão pouco tive evidência desse facto. A verdade é que também não perdi mais de 30 minutos na zona, mas vi que alguns pescadores estavam na outra margem a pescar ao fundo, num sistema que me pareceu destinado ao barbo ou à tainha.

Enfim, gostaria de voltar a este local e para tal, gostaria de saber se alguns dos leitores deste site tem pescado na zona e quais as experiências que nos pode relatar. É claramente uma zona com enorme potencial e que acho que precisava de uma maior atenção por parte das entidades que gerem a pesca em Portugal. Se o Minho e o Lima têm trutas de boa qualidade em toda a sua extensão, não se compreenderá se o mesmo não acontecer com o Cávado, independentemente das barragens e das politiquices.

Abraço,

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.