Recentemente, estive no Rio Cávado na zona de Barcelos, mais concretamente na queda de água do açude que se encontra a seguir à estrada nacional. Na passagem para uma pescaria mais à montante, resolvi que poderia valer a pena tentar a sorte por aqueles lados.
A zona pareceu-me com potencial, apesar de a qualidade da água não ser tão boa como aquela que se encontra na zona de Amares ou mais para montante. Realizei alguns lançamentos com colher Mepps Aglia nº1 e ainda tive uns toques de peixe, mas nenhuma captura. Como tal, não consegui perceber até que ponto é que possível capturar trutas ali ou não.
Efectivamente o local parece-me interessante, especialmente, porque o Cávado é supostamente um rio que tem algumas trutas mariscas. E se as tem, elas têm que passar por ali nas suas subidas. Também pensei que alguns sáveis e savelhas poderiam aparcar naquela, mas tão pouco tive evidência desse facto. A verdade é que também não perdi mais de 30 minutos na zona, mas vi que alguns pescadores estavam na outra margem a pescar ao fundo, num sistema que me pareceu destinado ao barbo ou à tainha.
Enfim, gostaria de voltar a este local e para tal, gostaria de saber se alguns dos leitores deste site tem pescado na zona e quais as experiências que nos pode relatar. É claramente uma zona com enorme potencial e que acho que precisava de uma maior atenção por parte das entidades que gerem a pesca em Portugal. Se o Minho e o Lima têm trutas de boa qualidade em toda a sua extensão, não se compreenderá se o mesmo não acontecer com o Cávado, independentemente das barragens e das politiquices.
Abraço,
No dia 6/7/2012 ao fim da tarde resolvi passar neste local para “matar o vicio do spinning”. 1º impressao foi sem duvida a qualidade da agua bastante acastanhada.Mas tambem fiquei surprendido pelo facto de notar enquanto pescava que o nivel da agua estava sempre a subir.
Cravei 1 achiga e descravou-se outro ambos na medida dos 20 cm. Entretanto chegou outro pescador equipado com material spinning mas para o robalo. Robalo nesta zona…hummm não me pareceu. O mesmo informou que desde que o acude na zona de Mariz “arrebentou” que as mares chegam a esta zona trazendo com a mesma um pouco de cada especie de peixe. é muito comun ver pessoal na outra margem que tem um banco de areia a pesca de tainha/mugem e barbo ao fundo. Quanto a trutas acredito que existem mas com a qualidade da agua presente devem ser em pouca quantidade embora nunca tirei nenhuma e as poucas vezes que tenho passado nesta zona nunca ouvi relatos do mesmo. Fica a dica para quem aprecia pescar Lucio Perca que a zona em Areias de Vilar é muito procurada tendo saido la bons exemplares este ano.
Obrigado por este testemunho bastante interessante, Torres.
Assim, já ficamos com uma ideia do que mexe na zona 🙂
Vamos ver se mais alguém nos diz alguma coisa sobre aquilo que nos interessa: as trutas!!
Abraço,
Boa noite a todos, isto não é oficial, mas nessa zona, as águas são bastante poluídas, devido a constantes descargas furtivas, das várias empresas têxteis existente nessa zona e um pouco mais acima, por esse facto, duvido muito, que haja qualquer truta na zona, contudo, há sempre a possibilidade de alguma passar muito rapidamente pelo meio da “POLUIÇÃO”.
Já não pesco há 3 ou 4 anos na zona mais a montante (Pousa, Martim, …) e sei que aí, existiam trutas de bom porte (2/3 Kg), não tendo sido eu o pescador desses troféus, mas sim pessoas bastante chegadas a mim, e que as tiraram na minha presença.
O tipo de pesca com que foram pescadas das várias vezes, foi à bóia com asticot e minhoca. Eu apenas tirei uma ao spinning, com cerca de 30 cm. Nada mau para mim.
Fica aqui o meu testemunho, espero que alguém possa complementar.
Abraço
Obrigado Ivo e seja bem-vindo a este espaço.
Com este comentário, certamente que ficamos muito melhor informados sobre o que se passa na zona. Já no que diz respeito a trutas de 2 e 3kg, já estou a ver muita gente a preparar-se para dar uma volta a ver se ainda há disso 🙂 🙂
Um abraço,
Bom dia , malta da pesca , ontem escrevi e escrevi , até que …não sei que se passou com a pagina , tudo bloqueado…mas relato novamente…como podem ver no canto inferior direito da imagem, corre poluição pelas pedras bem na margem , depois do açude do “pinheiro” assim é conhecido devido a vivenda que ai se encontra um outro canal de mais e muita poluição , na outra margem mais 2 focos de poluição sendo um deles em determinados dias possível avistar da ponte pois a quantidade de espuma é por demais , enfim amigos ….
Relativamente a pesca por aqui passo quase uma vez por semana isto agora que me fartei de ver neste local furtivos quer de barco quer de margem quer com redes quer com as famosas panjorcas ou agora o peixinho da moda o góbio é por demais as atrocidades aqui cometidas “ não só neste local”!!
Grandes trutas ainda se vão capturando neste local quer mariscas quer fário estranho é o facto de a tendência ser mais fário , como o amigo Elwell referi-o robalos sim a mare chega até este açude podendo de facto e até já têm sido capturados exemplares de perto de kl , ou também coisas extraordinárias como solhas com amostra sim com amostra ….
Ainda o ano passado capturei uma marisca com a raquete na outra margem presa numa possa e a devolvi a montante Sr.Miguel viste o vídeo!!!mas mais recentemente a coisa de 1 mês devolvi no local desta foto um barco capturado com crankbait e que luta!!
Agora o grande peixe do rio Cávado atualmente é a famosa lucioperca, e se a meia dúzia de anos eram também por mim capturadas com 600grs , 1kls , mais que muitas , agora a realidade é outra e só neste ultimo mês posso dizer a ultima tinha 5,900kls com 81cm neste local na outra margem, mais para montante , areal de Barcelinhos , penúltima 9 kls , ante penúltimas 6kls e , 15minutos depois outra com 8,6 kls ….
Só me resta enviar as fotos das capturas feitas pelos meus dois amigos para o sr trutas, a de 9 kls não conheço o sr em questão posso sim recomendar uma visita a loja de pesca junto ao continente de Esposende PESCAVADO, do meu amigo Paulo , esta la a foto …
Comprimentos
Obrigado Carlos 🙂
Penso que ficou tudo dito. Com uma descrição destas, não há muito mais a dizer. Temos poluição qb e também trutas de qualidade. O ideal seria acabar com a primeira e aumentar a população das segundas. Voltarei a visitar este local, mas já armado com outro tipo de arsenal.
Um abraço,
para mais umas trutas recomendo a procura dos 4 açudes para montante deste, ou para facilitar a coisa Barcelinhos ,Santo Antonio , São Verissimo,e Manhente acrdito que este ultimo seja o mais produtivo mas quem anda na pesca sabe que as surpresas por vezes estam onde menos esperamos….
comprimentos