Concessão de pesca do Estorãos fechada em 2012

Concessão de pesca do Estorãos fechada em 2012




Mais um excelente exemplo na gestão da pesca às trutas que não poderíamos deixar de referenciar neste site. Foi uma agradável surpresa saber que a Associação Cultural e Recreativa de Caça, Pesca e Gastronomia Tradicional para o Desenvolvimento Rural e Turístico do Vale do Rio Estorãos tomou a decisão de suspender totalmente a pesca à truta na concessão do Rio Estorãos durante a época de 2012. Esta decisão deveu-se a evitar os impactos negativos da seca e também a permitir a melhoria do habitat e a estabilização da população de trutas da concessão.

Independentemente da avaliação técnica que esteve na base desta decisão, o que gostaríamos de salientar foi a coragem necessária para tomar este tipo de decisões, quando sabemos perfeitamente que os interesses monetários e individualistas de algumas entidades e dos seus membros se sobrepõem muitas vezes à preservação das trutas e do seu habitat. As concessões de pesca desportiva não devem ser coutadas para explorar um troço de rio a todo o custo e sem controlo, mas sim um oásis para a preservação das trutas e da pesca de qualidade num contexto de anarquia, como é a actual gestão da pesca desportiva e do ambiente neste país.

De modo a que este exemplo não passe em claro, aqui fica a evidência clara da sua implementação:

Acreditamos que os efeitos positivos desta medida terão tradução directa na qualidade da pesca desportiva que se poderá desfrutar no Rio Estorãos durante o próximo ano. Assim espero, até porque o esforço desta Associação merece ser bem compensado!!

Esperemos que isto inspire outras associações gestoras de concessões de pesca desportiva para fazerem mais e melhor em favor das trutas e não unicamente dos seus membros 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.