Mais um excelente exemplo na gestão da pesca às trutas que não poderíamos deixar de referenciar neste site. Foi uma agradável surpresa saber que a Associação Cultural e Recreativa de Caça, Pesca e Gastronomia Tradicional para o Desenvolvimento Rural e Turístico do Vale do Rio Estorãos tomou a decisão de suspender totalmente a pesca à truta na concessão do Rio Estorãos durante a época de 2012. Esta decisão deveu-se a evitar os impactos negativos da seca e também a permitir a melhoria do habitat e a estabilização da população de trutas da concessão.
Independentemente da avaliação técnica que esteve na base desta decisão, o que gostaríamos de salientar foi a coragem necessária para tomar este tipo de decisões, quando sabemos perfeitamente que os interesses monetários e individualistas de algumas entidades e dos seus membros se sobrepõem muitas vezes à preservação das trutas e do seu habitat. As concessões de pesca desportiva não devem ser coutadas para explorar um troço de rio a todo o custo e sem controlo, mas sim um oásis para a preservação das trutas e da pesca de qualidade num contexto de anarquia, como é a actual gestão da pesca desportiva e do ambiente neste país.
De modo a que este exemplo não passe em claro, aqui fica a evidência clara da sua implementação:
Acreditamos que os efeitos positivos desta medida terão tradução directa na qualidade da pesca desportiva que se poderá desfrutar no Rio Estorãos durante o próximo ano. Assim espero, até porque o esforço desta Associação merece ser bem compensado!!
Esperemos que isto inspire outras associações gestoras de concessões de pesca desportiva para fazerem mais e melhor em favor das trutas e não unicamente dos seus membros 🙂 🙂

Sem duvida uma excelente iniciativa…