Últimas previsões de tempo para a abertura

Últimas previsões de tempo para a abertura

Já a pouco tempo da abertura da pesca à truta em Portugal na temporada de 2013, é possível ter uma visão mais exacta do tempo que podemos esperar encontrar no dia 1 de Março. As chuvas da última semana ajudaram os rios a manterem os caudais a níveis normais para a época do ano e como tal a falta de água não vai ser um problema, pelo menos nas primeiras semanas de pesca.

À semelhança de anos anteriores, pegamos na informação detalhada do site do Windguru tomando como referência a cidade de Viana do Castelo. Com base neste pressuposto, o cenário que podemos antecipar para o dia de abertura é bastante animador. Espera-se um dia com bastante sol e vento relativamente fraco. Portanto, um dia impecável para desfrutar da natureza, de um salutar convívio com os amigos e para praticar os primeiros lançamentos da época. O único senão será a temperatura relativamente baixa que poderemos encontrar no inicio do dia, especialmente nas zonas de montanha. Nesses locais, o mínimo de 6 graus de Viana do Castelo pode rapidamente degenerar em 0 graus ou mesmo temperaturas negativas. Em termos de máximas, as temperaturas não devem passar dos 12 graus.

Previsões meteorológicas 1 Março 2013 abertura

Estas condições parecem ser um sinal importante para a abordagem a muitas massas de água, destacando-se, dentre elas, o factor temperatura, que condiciona bastante a actividade das trutas. Assim, e seguindo os parâmetros normais, as trutas devem ter um pico de actividade nas horas mais quentes dos dias e devem estar em termos médios mais activas nas zonas de planície ou nas zonas mais próximas do mar, onde as temperaturas serão mais elevadas.

Adicionalmente, e devido ao alto grau de luminosidade esperado para todo o dia, aconselha-se a maior discrição possível na aproximação às margens e na deslocação junto do rio. As trutas estarão certamente bastante atentas, sobretudo nas zonas mais calmas dos rios ou barragens.

No conjunto, parece-nos que existem condições ideais para desfrutar de uma excelente abertura em óptima companhia. Não vale a pena stressar muito com as capturas, pois os melhores dias de pesca ainda estão para vir. O importante no primeiro dia é afinar o material, praticar os lançamentos e começar a perceber como é que as trutas se vão comportar este ano.

Bons preparativos!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.