Viva:
Como pescador de trutas há mais de 30 anos, gostaria de deixar uma informação relevante. Não é necessário fazer o enterro, pois o morto está bem vivo!
Digo isto após ter tirado (e devolvido) cerca de 12 trutas e perdido mais três ou quatro em Portuzelo! Confesso que fiquei muito preocupado com as informações aqui postadas … afinal … pelo menos para mim não vi nada de alarmante!!!
Viam-se trutas,e pescando à mosca em Março! Não creio ser da menor importância ver ou não ver trutas, sobretudo no principio da época, aliás isso é que seria pouco comum, já que devido à temperatura da água, e maior caudal, mal seria se fossem assim avistadas, assim tão facilmente sobretudo em posturas clássicas de meia época. Raramente vejo trutas em Março/Abril em qualquer rio, e tão pouco me importa que vão à minha frente ou não .. estive a pescar com várias pessoas, e continuei a tirar trutas ..
Só é necessário que o rio tenha condições de sustentabilidade … o resto cabe ao pescador!
A ribeira de Cardielos está com condições razoáveis, apenas deixo o reparo, pois vejo muitas vezes crónicas de morte anunciada, que não correspondem à realidade (e ainda bem).
Agora, Vez .. Minho .. Gadanha .. Mouro .. Âncora .. Neiva, sempre tive a sensação que não são rios de inicio de época. Tirar 2/3 trutas é mau! Qualquer ribeiro minimamente pescável dará mais que isso! Mas…cada um é que sabe. A boa noticia é que Portuzelo está a recuperar-se.
Abraço
Caro João! fico feliz por ter constatado que este rio parece que “renasceu” relativamente ao ano passado, mas penso que esta informação que passa neste post devia ser dada de um forma mais reservada. Tem trutas, sim, mas a maioria delas não passa a medida e as que passam é por pouco. Acontecendo isto no ribeiro perto de uma densidade populacional tão grande temo que muita gente que venha aqui a este site nao para “convivio saludar de pesca” mas para saber de locais, temo que o mesmo a ser exposto desta maneira, não recupere tão bem como devia do “desastre” do ano passado!
Com os melhores cumprimentos!
boa tarde,sei que este nao é o espaço certo mas é o mais actual para vos relatar o que sucedeu esta tarde.
quis informar-me como e onde tirar as licensas de pesca para touvedo.liguei pra camara.depois de 10 tentativas atenderam e passaram a alguem que eventualmente sabia algo sobre o assunto.atendeu-me um individuo com maus modos, quando pergunto como se faz para pescar em touvedo ,ele responde que “nao se faz!”porque este ano nao ha “pesca pra ninguem,a nao ser que arrisque ser fiscalizado e ter multta” perguntei o que se estava a passar,ele responde que a concessao foi atribuida, mas por esquecimento ou burocracia ainda nao esta nada loteado , nem organizado!nao se pode pescar este ano em touvedo! nao por uma questao de proteçao ambiental, mas por uma questao de incompetencia de entidades que deviam fazer com que a pesca fosse uma atraçao para a sua regiao!
eu provavelmente vou marimbar nesta gente incompetente e vou pescar como se nada fosse,em 10 anos a pescar em rios em portugal NUNCA fui fiscalizado! fui uma vez a espanha e a guarda apareceu imediatamente,por isso seria muito azar desta vez ,que estou a infringir a lei(mas qual lei????!)ser apanhado
O João tece aqui um cenário duma enorme densidade de trutas e refere mesmo ” trutas a rodos!!!”numa pequena ribeira em que a sua bacia está inserida dentro duma área de forte densidade populacional.Refere também que “o ribeiro de Afife está de se “comer”…” estando este de igual modo nas mesmas condições da de Protuzelo.
Compreendo que muitas das vezes as nossas emoções se sobreponham à realidade dos factos mas não se esqueça,o João(e nos seus trinta anos de experiência sabe bem disso) que na pesca um dia bom pode ser precedido de vários maus,nunca poderemos embandeirar em arco e tirar-mos conclusões precipitadas e induzindo assim em erro quem vem aqui(trutas.pt) para ver onde se pode tirar umas trutitas.
Os relatos aqui anteriormente mencionados(e não só,eu mesmo o referi num post)davam conta de que esta ribeira tivera e sofrera fortemente com a seca verificada nos dois anos anteriores,levando mesmo a que em muitos locais ficassem com as suas águas estagnadas.
Importa sobretudo esclarecer as centenas de pescadores,que passam por este site diariamente,para o facto de este ser um rio muito curto na sua extensão ,afluente do Lima,já muito próximo da sua foz em Viana.
Devido à sua bacia inserida na baixa planície,sem grandes declives,com os caudais elevados desta rigoroso inverno,levou a que as trutas facilmente subissem várias centenas de metros,razão pela qual se verifica uma anormal quantidade de alevins de truta.
Desde a abertura que muitos dos que passam por aqui sabem disso tentam não passar para os lobos os cordeiros fáceis de apanhar….
João Dias
Infelizmente João, só lhe posso dar razão e apoiá-lo em tudo o que pretenda fazer. Chegamos a um ponto onde as entidades não têm a mínima moralidade para impor nada, pois são extremamente incompetentes a gerir a coisa pública. A concessão está mais do que criada e oficializada, e possui plano de exploração. A não abertura da pesca é um atentado aos pescadores de trutas de Touvedo!!
Já relativamente a empregados mal educados e incompetentes que são pagos com o nosso dinheiro … serei o primeiro a felicitá-los quando os vir na fila do subsídio de desemprego! Venha uma limpeza a sério para essa gente!!
No global, é vergonhoso o que se passa na gestão da pesca em Portugal. Já alertamos para este facto várias vezes e está na altura de adoptar uma legislação mais dura para por cobro a estas situações. Com aquilo que pretendíamos implementar em termos da lei da pesca, esta concessão era extinta já!!
Um abraço,
Caro João,
Fico feliz de saber que a Ribeira de Portuzelo voltou a ter algumas trutas, agora não me parece que a fartura seja assim tanta. Sei muito bem o que vi no ano passado e aquilo que vi foi confirmado por vários pescadores em várias sessões de pesca. O estado da Ribeira era lastimoso e o que devia ser feito nesta época e na próxima, caso tivéssemos entidades responsáveis, era interditar a pesca para permitir ao ecossistema encontrar um novo equilíbrio. Mas não … tudo o que cheira a trabalhar é para deixar de lado … o que interessa é emprego “público” aos nossos amigos que gerem a pesca … isso é que é!!
Também fico de satisfeito de saber que o João é um pescador excelente que pesca de qualquer maneira e em qualquer situação. Infelizmente, ainda me falta muito para alcançar o seu nível, mas trabalho para isso. Qualquer dia também espero ser assim … Lá vou tirando umas trutitas nos Couras, Vezes, Neivas e outras coisas assim …
Gostaria de um dia poder voltar a pescar umas trutitas na Ribeira de Afife ou no Ribeiro de Cardielos, mas depois deste anúncio feito por si, acredito que muito matador vai passar por lá. Pode ser que sobre alguma para o ano … se não sobrar, já sabemos quem ajudou à festa!
Continuação de boas pescarias,
É a fome rapaziada!parece que a crise tambem afeta os valores morais destes pescadores!bem Estou a iniciarme e tenho muito que aprender mas mesmo assim faco por cumprir sempre as regras porque sem regras meus amigos isto nao vai lá!abracos e boas pescarias