No decurso de mais uma visita atrás das trutas do Rio Neiva, deparei-me com uma curiosidade que vale a pena ser reportada aqui. Numa das zonas por onde passei, encontrei um moinho remodelado que recebe água de um açude localizado mais a montante e que passa por uma pequena roda terminando num tanque. O tanque tem uma pequena ligação para jusante, mas com o actual caudal essa ligação não é suficiente para as trutas se movimentarem livremente para jusante e montante.
Consciente deste aspecto, fiquei curioso sobre o que poderia estar no tanque, até porque o mesmo tinha pelo menos 2 metros de profundidade, a água estava limpa e havia superfície suficiente para alimentar alguns peixes. Será que havia trutas por ali?
Para animar ainda mais a situação, reparei também que mesmo na outra ponta do tanque, e encostado à parede do moinho, encontrava-se um Santo em pedra. Não sei bem que Santo é que era, mas pareceu-me que a água poderia estar bem abençoada. E não é que estava!!
Primeiro lançamento para montante do tanque, começo a recuperar lentamente e vejo uma truta com mais de 26 centímetros a seguir a amostra. Ainda atrasei a recuperação para a colher baixar e tentar fazê-la abrir a boca, mas sem resultado. A truta estava manhosa. Voltei a insistir mais três vezes … mas mais do mesmo. Na última, a truta já não apareceu a seguir a colher. Estava no centro do tanque a dominar a situação 🙂 🙂
Metade do milagre estava feito. Havia uma boa truta naquele tanque. a outra metade, que tinha a ver com a captura, é que não se concretizou!! Não se pode ter tudo 🙂 🙂 Mesmo assim, fiquei imensamente satisfeito com aquela truta naquele local inesperado. Era truta Santa!!
Mal deixei o tanque, avancei para o rego de entrada no tanque que ficava do outro lado do moinho. Lançamento para montante num rego de 30 centímetros de comprido, começo a recuperar e cravo uma truta de 15 centímetros. Ela bem deu luta, mas não teve hipótese. Rapidamente parou nas minhas mãos.
Com a truta nas mãos, resolvi aumentar as probabilidades de quem visitar o tanque e resolvi colocá-la lá dentro. O local tem profundidade suficiente para se aguentar no Verão, comida não falta e a outra truta não é demasiado grande para comer esta. Portanto, já sabem … Quem dar com o tanque abençoado pelo Santo das trutas, tem pelo menos duas trutas à espera!! Vamos ver quem é que irá capturar pelo menos uma delas 🙂
Boas,
Essa zona é um dos troços mais belos desse rio, não só para pescar como pela paisagem.
Essa imagem é do Santo António.
Será que também é o Santo padroeiro das trutas? 🙂