Condições de caudal no Rio Neiva

Condições de caudal no Rio Neiva




Ontem tive a oportunidade de me deslocar a Viana do Castelo para tratar de assuntos pessoais e, como não podia deixar de ser, resolvi passar pela Ponte do Rio Neiva na EN13, junto ao Restaurante Ponte do Neiva do nosso amigo João Dias. O cenário com que me deparei foi o de um rio com condições de caudal bastante boas para esta época do ano. Com as chuvadas dos últimos tempos, o rio encontra-se ligeiramente acima da margem e apresentava uma corrente poderosa, como se pode observar pela foto de capa.

Quem conhece o troço em questão, sabe que o local onde a foto de capa foi tirada é uma zona com um declive considerável, especialmente após o açude da fábrica de resina. Atendendo à quantidade de água e velocidade da corrente que o rio apresentava, nem se notava qualquer tipo de declive, o que significa uma força impressionante!

Como era de esperar a cor da água do rio apresentava-se barrenta. O rio Neiva, ao ser um rio de planície muito próximo de vários centros populacionais, tende a encher-se terra muito rapidamente, ganhando um aspecto barrento. A juntar a isto, temos sempre os casos de descargas ilegais e o impacto de algumas obras realizadas muito próximo das margens. Efectivamente, e no momento actual, ficamos a saber que existem umas obras de construção de uma ETAR junto da margem do Neiva e que podem estar a contribuir para uma grande parte da cor escura do Neiva. Esse assunto, pela gravidade que implica, vai ser matéria de um outro post, mas fica desde já aqui o alerta para mais do mesmo neste país.

Rio Neiva Janeiro 2014 - 1

Com caudais destes, as trutas mariscas terão as condições ideais para poderem entrar no rio e subir até aos seus locais de desova. O assoreamento da foz do Neiva, perante este tipo de caudal, certamente que não constituirá uma barreira intransponível, como costuma acontecer no resto do ano. Já no que diz respeito às trutas comuns, certamente que os pequenos afluentes e zonas de areão mais calmas já estão a ser visitados para a realização das posturas. As condições existentes permitem o fácil acesso das trutas às zonas mais propicias para as suas actividades da época.

Rio Neiva Janeiro 2014 - 2

Resumindo, o Neiva está em condições ideais para gerar boas pescarias às trutas, se tal fosse possível nesta altura do ano. Assumindo que se mantêm as condições normais de pluviosidade até finais de Fevereiro, acredito que podemos estar perante mais uma grande época neste rio. Isto à semelhança do ano passado onde realizei boas capturas e de excelentes exemplares em dias de chuva.

2013 foi um excelente ano para o rio Neiva e esperemos que 2014 não nos desiluda. Por aquilo que vi, podemos ter esperança 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.