Caros amigos pescadores de trutas, chegou o momento por nós tanto ansiado.
Estamos a menos de um dia da abertura da pesca às trutas e já muitos de nós estão a finalizar os preparativos para se deslocarem ainda hoje para os locais de pesca (E eu não sou excepção 🙂 ). Quero aproveitar esta oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes do Trutas.PT, uma excelente abertura recheada de bons momentos de pesca e de amizade.
Para os verdadeiros praticantes do spinning, interessa essencialmente comprovar a boa forma em termos de lançamentos, escolhas de iscos e recuperações adequadas. Independentemente das capturas, uma boa abertura vai-se sobretudo medir pela capacidade de visualizar bons exemplares de trutas, de não perder amostras e pelos bons momentos passados com os amigos.
Este ano e perante as boas condições das massas de água, é nossa impressão de que a pesca ao spinning pode ser proveitosa. A escolha dos iscos e das linhas deve ser condicionada pelo tamanho da massa de água e força do caudal, e em determinadas zonas pode ser necessário pescar com iscos mais pesados para conseguir ter alguns resultados. Os grandes rios, Minho, Cávado e Lima, devem estar condicionados pelos débitos das barragens a montante, portanto as condições de pesca podem-se alterar radicalmente ao longo do dia. Em termos de temperatura, os valores actuais são bastante generosos e fazem-nos crer que as trutas já poderão apresentar níveis de actividade bastante interessantes, mesmo em zonas de montanha. Esse é um facto a ter em conta, especialmente para quem está habituado a aberturas mais gélidas e onde as trutas demoram a decidir-se no ataque à amostra. Mesmo assim, e à semelhança dos anos anteriores, continuamos a acreditar que as trutas tenderão a estar sempre mais activas em zonas de planície do que em zona de montanha, especialmente nos rios que ainda estão ser influenciados pela existência de neve, como Zêzere ou Mondego.
Quanto ao dia de amanhã, as últimas previsões apontam para um dia de chuva intensa acompanhada por vento forte, especialmente na zona do Minho. Não era isso que tínhamos visto no início da semana e como tal o cenário em que estávamos a trabalhar muda de figura. Perante esta nova contingência, a acção de pesca pode assumir contornos mais difíceis e a escolha de massa de água a pescar tem que ser mais criteriosa. Não nos parece que a chuva será demasiada, mas será certamente suficiente para subir os caudais e mudar a cor de algumas massas de água. Logo, a colocação das trutas vai-se alterar de acordo com o caudal e será necessário perceber onde é que elas estão. Provavelmente, os centros das correntes e as entradas de linhas de água serão locais preferenciais. Finalmente, e quanto ao vento, as fortes rajadas previstas obrigam a cuidados redobrados com os lançamentos.
Queria só deixar uma última palavra para a questão da segurança. Uma boa pescaria não é aquela em que se tiram muitas trutas, mas é aquela em que ninguém se aleija. Portanto, quer na estrada, quer no rio, aconselha-se uma postura defensiva. Até, porque alguns de nós têm andado afastados das vertentes rochosas de alguns rios. Não vale a pena meterem-se em grandes aventuras, pois não há nenhuma truta que valha um vida humana.
Fica aqui um forte abraço para todos e … Boa Sorte!
Boas pescarias a todos e acima de tudo em segurança.
Primeiro dia e grade; baixo Alfusqueiro com caudal muito alto, fora das margens, não pescável mesmo com amostras nº 3, chuvinha contínua e caudal ainda a subir durante a manhã. O melhor a bifana do pequeno almoço; meio dia e volta para casa.
Boas!
Por aqui…uma desgraça! De manha o caudal estava bom, água com cor escura…mas muita chuva e de tarde tornou-se impescavel!
Só um toque durante o dia todo…
Abraço
Boa noite:
Muita chuva + uma cana partida logo ao sair do carro + rio com forte caudal + três amigos pescadores + três horas de pesca (10h – 13h)+ só cerca de 100 metros de margem percorridos.
Resultado: uma grande molha + nove trutas com medida (1 com 37 cm)- 1 truta maior que a anterior que conseguiu fugir – 3 trutas fora da medida devolvidas à água (claro).
Melhores dias virão.
Caros
Grandes e rapidos caudais não ha isco que aguente.Cada fiscada logo encostada e superficial .
Uma grade nos afluentes do Minho
Melhores dias virão ….
Por aqui não parou de chover um unico segundo. Na 5ª feira fui ver o rio e estava bom (na medida do possivel) mas hoje estava com caudal fortissimo e com as aguas barrentas. Ainda assim ferrei uma boa truta, perto de kilo seguramente, acima de um açude, e tirei outra de 26cm. De tarde o vento apareceu em força e fui meio caminho andado para ir para casa.
Apenas tenho que dizer que foi um dia memoravel de pesca com capturas.
De certeza que em breve havera um post sobre isso
🙂 🙂 Até já estou à espera desse post Torres!!
Cumpriu-se a tradição! Um dia com boas condições, mas bastante fraco em termos de resultados. Valeram as grandes emoções de 3 minutos com o Torres em que descarregamos adrenalina quando demos com o objetivo principal da nossa expedição. O vídeo está pronto, só falta editar.
Como já foi dito, os melhores dias ainda estão para vir!! Se bem que para algumas zonas já não virão pois a acção dos furtivos continua em grande no nosso país e existem troços de rio que já estão bem limpos. Uma miséria comentada pelos ribeirinhos que encontramos e ainda por cima nas barbas das autoridades. É a república das bananas no seu melhor!!
Bom Dia,
Primeiro dia de pesca nao serviu nada mais que nao um passeio! Inicio da manha rumo ao Rio Vez (fora da zona reservada, perto da interceçao com o Lima). Sendo que o ainda nao chovia decidimos sair do carro (eu e o meu pai), equipamento na mao e siga pela margem. Inicialmente comecei com uma rapala com cores similares a uma truta arco iris mas estava impossivel trabalhar a amostra com a corrente da agua. Decidi alterar ao fim de quase 1 hora para uma colher nº2 e essa sim ja tarbalhou razoavel. Assim que troquei para a colher levei um toque ao fim de alguns lançamentos mas nao consegui cravar o peixe.. possivelmente seria um peixe pequeno, digo isto porque a unica fauna que se observou naquelas correntes foi mesmo pequenas criaçoes nas margens e sempre escondidas entre rochas e troncos. O meu pai andou ao fundo mas nao teve sorte e nem um toque levou. Era dia nao e com a enorme corrente nao iria se facil. Assim que o relogio bateu o meio dia a chuva começou a apertar e decidimos recolher tudo e voltar ao carro.
Ao inicio da tarde (ja que tinhamos rumado do Porto ate la) decidimos subir um pouco o rio a procura do limite da reserva. De referir desde ja um ponto, vimos uma “descarga” de poluiçao no centro dos Arcos que nos deixou algo “tristes”, parece impossivel como sao capazes de estragar os poucos recursos “puros” que o nosso pais ainda tem. Voltando ao que estava a dizer la subimos em busca do limite e a procura da chamada ponte Aspra que segundo o site do ICNF é o limite da Zona de Reserva, nosso espanto quando chegamos a Aspra aquilo que nos dizem e que essa ponte nao existe, existe sim uma nova ponte feita chamada de “Ponte Nova de Vilela” e uma Ponte Romana logo de seguida mais acima. O interessante nisto tudo é que placas de Reserva nem uma.. Seguimos o esquema da cartografia em busca do limite e este ja ficava mais pra baixo, ou seja segundo a cartografia ali deveriam estar as ditas placas mas nada.. Ficamos sem saber onde seria o limite mas com uma muito boa impressao daquela zona onde conseguimos assistir a alguns peixes ja de melhor dimensao a “passear” pelo rio. No entanto nao quisemos arriscar pois nao conseguimos perceber se o poderiamos fazer ou nao sendo que estavamos numa suposta zona reservada que nao estava sequer identificada.
Um grande dia de passeio e aventura!
Cumprimentos a todos.
Boas. O meu balanço desta primeira semana de pesca é o seguinte: muita água, muita comida,trutas com muita defesa (e ainda bem). Quanto a capturas, nem uma grade apanhei com trutas em média acima dos 30 cm, tendo uma delas acima de kilo e varias quase no kilo. Os rios estão difíceis de pescar, o que para mim é magnífico pois aumenta a satisfação de cada captura.Esta época promete, e de que maneira.
Boa continuação a todos, um abraço.