Recentemente tive a oportunidade de passar pelo Rio Coura na zona de Covas e deparei-me com o cenário que se pode observar nas fotos deste post. Na sequência das chuvas das últimas semanas, o rio apresentava um bom caudal que era potenciado pela descarga da Barragem a montante. Nalguns locais, a corrente era relativamente forte, mas na generalidade, as margens altas, a existência de vários açudes e a profundidade generosa de alguns troços ajudava a que existissem condições para pescar ao spinning sem problemas.
Simultaneamente, também consegui verificar como estava a temperatura da água. Atendendo à época do ano, a água estava fria, mas com valores ligeiramente superiores à média que se observava tipicamente por esta altura. Isto poderá ser também um resultado das chuvas que continuam a cair.
Ao nível de actividade piscícola, não consegui visualizar nenhuma truta. A cor da água era ligeiramente esverdeada e dificultava a localização visual das trutas, sobretudo nas correntes mais profundas. No entanto, isto não quer dizer que elas não estejam por lá. Atendendo à água que já caiu é natural que estejam ainda próximo dos locais de desova, especialmente nas entradas de linhas de água ou pequenos ribeiros.
Atendendo às condições encontradas, existem razões para acreditar que o Rio Coura poderá potenciar uma boa abertura. A temperatura relativamente alta para esta época do ano pode ser um factor que incite as trutas a adoptarem níveis de actividade superiores. Se a isto juntarmos o bom caudal, podemos deparar com alguma boa surpresa no centro das correntes mais profundas. Para isso, é preciso meter o isco certo na linha de alimentação das trutas e só dia 1 de Março é que o podemos fazer …
Nos últimos anos, tenho realizado a abertura no Coura. Este ano ainda não tenho certezas sobre onde vou começar … mas para quem se vai dirigir para lá, já ficam aqui as primeiras indicações sobre o que esperar 🙂 🙂

You must be logged in to post a comment.