Furtivos à solta no Rio Mouro …

Furtivos à solta no Rio Mouro …




Mais uma vez, e apesar de denuncias e relatos constantes, mantém-se a pesca ilegal do salmão e da truta marisca no Rio Mouro. Chegaram ao meu conhecimento depoimentos de vários habitantes da zona ribeirinha do rio Mouro que indicam que os cardumes de salmões e trutas mariscas já estão no rio desde no início do ano para a desova e que desde então têm sido vitimas constantes dos furtivos da zona. Fala-se já à boca cheia da captura de vários exemplares e alguns com bons tamanhos.

Sem qualquer pudor, estes criminosos pescam o salmão e a truta marisca todo o ano, incidindo nas zonas mais propensas para a desova. O pico de intensidade deste fenómeno ocorre nos meses anteriores à abertura da pesca e faz-nos pensar sobre o que andam as autoridades a fazer neste âmbito. Muitos até podem pensar que os furtivos só actuam nas zonas de pesca normais, mas a verdade é que não deixam de lado a zona de protecção de desova, onde a pesca é totalmente proibida. Nalguns casos, chegam mesmo a parar as carrinhas na Estrada Nacional, à vista de toda a gente e avançam para o rio sem qualquer medo. Só não vê quem não quer … E para apanhar os artistas, também não custa muito, pois muitos deles gostam de se gabar nos cafés. Às vezes, um trabalho à paisana pode render muito mais do que horas passadas a calcar margens do rio … Só falta vontade para fazer as coisas …

Salmao Rio Mouro 2011

Perante esta situação recorrente, só nos resta a indignação de voltarmos a ser enganados ano atrás de ano, com a ilusão de que os rios que vamos bater na abertura ainda estão virgens. A verdade é que nunca estão enquanto não tivermos fiscalização a sério. Aquilo que se passa no Rio Mouro, repete-se em quase todas as massas de água por esse País fora. O problema do Mouro é que um local de primeira qualidade para a preservação da truta marisca e do salmão … só por isso merecia vigilância 24 sobre 24 horas e uma justiça exemplar.

Quando é que começamos a ser sérios na gestão da pesca desportiva??

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.