Zona de protecção – Rio Tâmega em Chaves

Zona de protecção – Rio Tâmega em Chaves


Na sequência da criação de uma concessão de pesca desportiva no Rio Tâmega na zona central de Chaves, o ICNF decidiu em 30 de Maio deste ano proibir a pesca em três afluentes do rio nessa zona. Os afluentes são a Ribeira de Sanjurge (380 metros para montante da confluência com o Tâmega), a Ribeira do Caneiro (300 metros para montante da confluência com o Tâmega) e a linha de água do jardim público (200 metros para montante da confluência com o Tâmega).

Não sabemos exactamente as razões que estiveram por detrás desta medida, mas parece-nos que o principal factor terá sido o pedido da nova concessão de pesca para se proceder ao fecho da pesca nestas linhas de água, possivelmente com base no argumento de que estes seriam locais preferenciais de desova para a população piscícola que habita no Rio Tâmega.

Ribeira de Portuzelo - condições de pesca

Para mais informações sobre esta matéria, podem sempre consultar o despacho de criação da zona de protecção e respectivo mapa que se encontra abaixo:


É importante que todos os pescadores da zona estejam conscientes deste aviso, pois muitas vezes as placas tardam a aparecer nos locais e os pescadores, sem saberem, já estão a pescar em situação ilegal. Conhecendo bem o nosso País e as nossas autoridades, é só isso que se pode esperar …

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.