Novo edital para 2018 – Já disponível – Click aqui
Mais um ano que se aproxima do seu término e já se começa a preparar a próxima temporada. Como é costume, já está disponível o edital para regulamentar a pesca no Rio Minho na temporada de 2015. Assinado em final de Julho, este documento é sempre aguardado com expectativa pela comunidade de pescadores de trutas e salmões, pois determina como se vai realizar a pesca destas espécies no próximo ano.
Numa primeira leitura do documento, verificamos que no essencial, não existem alterações significativas relativamente à versão do ano anterior. A truta comum passa a ser denominada de sapeira, mas mantém a medida de 19 centímetros (com a qual não concordamos, devendo ser no mínimo 30 centímetros) e pode ser pescada entre os dias 1 de Março e 31 de Julho. No que diz respeito ao salmão e sável, o período de pesca mantém-se fixado entre os dias 1 de Março e 31 de Maio. Desta vez, e felizmente, o período de pesca profissional a estas espécies encontra-se enquadrado dentro do período de pesca desportiva.
Quanto a novidades, já se pode pescar todo o ano a perca-sol, o achigã, a carpa, o pimpão, o góbio, a tenca e a truta arco-íris. Uma grande notícia para quem se dedica a estas espécies invasoras. Já a pesca da enguia continua proibida, mas permite-se a pesca do meixão! Enfim, mais do mesmo!
Para terem uma ideia mais correcta do edital, podem consultar o texto na íntegra do mesmo que se encontra abaixo:
À semelhança do ano anterior, a licença do ICNF continua a ser válida para pescar desde a margem no troço internacional do Rio Minho. Alerta-se também para o facto de que continuam a existir proibições específicas ao exercício da pesca em determinadas zonas de concentração de peixe e que os pescadores desportivos têm que continuar a identificar as suas capturas com cortes na cauda do peixe capturado.
Mais uma vez, não é demais reforçar a importância de conhecer a lei que se aplica ao Rio Minho e de tirar uma cópia deste edital para nos acompanhar nos dias de pesca. A melhor forma de tirar dúvidas é sempre através de um documento fiável de suporte que nos permita olhar para a realidade com referências exactas.
A todos os que pescam no Minho, e sobretudo aos pescadores de trutas e salmões ao spinning, aqui ficam desde já os meus votos de uma excelente temporada de 2015 🙂 🙂
Infelizmente a abertura de pesca á truta no Rio Minho já está a ser feita por alguns inconscientes/ignorantes. É mesmo à descarada, de barco a corricar á frente de toda a gente. Não entendo o porquê da “policia marítima” não fazer nada. Isto é apenas um desabafo, pois também gosto de pescar trutas e custa ver que certos energúmenos que pensam que são inteligentes andam a pescar 3 meses antes da abertura.
Barco- Quintas
Hoje descobri que pelos menos dois Salmões já foram…
Os 2 em Monção, fotos e tudo a descarada…
A situação que se vive nas margens do rio Minho é ridícula não há mais nada a dizer.
A policia Marítima não faz nada nunca fez, se nos pescadores não fizermos nada ninguém faz.
Um autêntico escândalo a ocorrer diariamente no Rio Minho!! Não faz sentido que se possa continuar a pescar trutas e salmões, mesmo depois do final da temporada. A lei tem que evoluir para evitar esta situação, as multas têm que aumentar 10 ou 20 vezes e a fiscalização tem que ser mais agressiva. Enquanto assim não for, andamos todos a ser enganados por uma meia dúzia de artistas que se governam à força toda. O crime compensa e respeitar a lei é para os anjinhos! Basta ver o que também já se está a passar com a pesca às trutas nos Pisões. A temporada já abriu há muito! Até já me convidaram para lá ir pescar e têm saído umas boas trutas! É legal? Claro que sim, porque estamos num País onde a lei é virtual, pois as autoridades não a tornam real. Senão têm capacidade para fiscalizar porque é que não se fecha simplesmente a pesca fora da época das trutas? Ridículo!!
Há predadores do rio que pescam todo o ano e sem licença! Pescam tudo que se prende no anzol…
http://www.apesca.pt/videos-pesca-salmao-de-4-kilos-rio-minho/#comment-317
Este salmão de certeza que foi pescado em período de defeso, pela sua cor acastanhada…