Edital de pesca do Rio Minho – 2015

Edital de pesca do Rio Minho – 2015




 

Novo edital para 2017 – Já disponível – Click aqui

Mais um ano que se aproxima do seu término e já se começa a preparar a próxima temporada. Como é costume, já está disponível o edital para regulamentar a pesca no Rio Minho na temporada de 2015. Assinado em final de Julho, este documento é sempre aguardado com expectativa pela comunidade de pescadores de trutas e salmões, pois determina como se vai realizar a pesca destas espécies no próximo ano.

Numa primeira leitura do documento, verificamos que no essencial, não existem alterações significativas relativamente à versão do ano anterior. A truta comum passa a ser denominada de sapeira, mas mantém a medida de 19 centímetros (com a qual não concordamos, devendo ser no mínimo 30 centímetros) e pode ser pescada entre os dias 1 de Março e 31 de Julho. No que diz respeito ao salmão e sável, o período de pesca mantém-se fixado entre os dias 1 de Março e 31 de Maio. Desta vez, e felizmente, o período de pesca profissional a estas espécies encontra-se enquadrado dentro do período de pesca desportiva.

Quanto a novidades, já se pode pescar todo o ano a perca-sol, o achigã, a carpa, o pimpão, o góbio, a tenca e a truta arco-íris. Uma grande notícia para quem se dedica a estas espécies invasoras. Já a pesca da enguia continua proibida, mas permite-se a pesca do meixão! Enfim, mais do mesmo!

Para terem uma ideia mais correcta do edital, podem consultar o texto na íntegra do mesmo que se encontra abaixo:


À semelhança do ano anterior, a licença do ICNF continua a ser válida para pescar desde a margem no troço internacional do Rio Minho. Alerta-se também para o facto de que continuam a existir proibições específicas ao exercício da pesca em determinadas zonas de concentração de peixe e que os pescadores desportivos têm que continuar a identificar as suas capturas com cortes na cauda do peixe capturado.

Truta marisca 31 cm Rio Minho Março 2014

Mais uma vez, não é demais reforçar a importância de conhecer a lei que se aplica ao Rio Minho e de tirar uma cópia deste edital para nos acompanhar nos dias de pesca. A melhor forma de tirar dúvidas é sempre através de um documento fiável de suporte que nos permita olhar para a realidade com referências exactas.

A todos os que pescam no Minho, e sobretudo aos pescadores de trutas e salmões ao spinning, aqui ficam desde já os meus votos de uma excelente temporada de 2015 🙂 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.