Amostras Stepanow Fishing

Amostras Stepanow Fishing


Na constante procura por mais opções para utilizar nas nossas sessões de pesca de trutas ao spinning, voltei a encontrar uma nova empresa polaca que se dedica ao fabrico de iscos artificiais com algumas particularidades. Desta vez, a empresa em causa é a Stepanow Fishing, fundada oficialmente em 2010, mas que já estava a funcionar de forma informal desde 2002. A empresa nasceu de mais um pescador que, na tentativa de melhorar a sua performance, resolveu inovar em termos da criação de amostras pequenas que imitassem pequenos insectos na perfeição.

As amostras da Stepanow Fishing são todas produzidas à mão, de forma artesanal, e são todas testadas antes de serem colocadas à venda. A matéria base de fabrico das amostras é a madeira.

Amostra wobbler insectos Stepanow Fishing

Dos modelos que esta marca dispõe, a aposta mais clara é nos wobblers, quer na vertente peixe, quer na vertente insecto. Com dimensões relativamente reduzidas e pesos correspondentes, a maioria destes iscos artificiais, adequa-se sobretudo à pesca de superfície, ou perto disso, utilizando-se para tal linhas de diâmetros bastante reduzidos. Existem alguns modelos afundantes, mas a maioria é essencialmente flutuante. Os preços para este tipo de amostras andam entre os 7 e os 8 euros, colocando-as ao nível de marcas mais conceituadas.

Para comprovarem a eficácia destas amostras e terem alguma noção sobre a forma de as utilizar, podem sempre consultar o vídeo abaixo:

Um outro modelo que também me chamou bastante a atenção foi o bullhead. Esta amostra pega naquilo que é normalmente um streamer e dá-lhe uma configuração mais ousada, tornando-a numa proposta bastante interessante para o spinning. Com uma cabeça mais pesada e uma cauda alongada criada com pêlo e algumas penas, esta amostra tem um trabalhar bastante interessante, mesmo quando não há recuperação por parte do pescador. Destaca-se sobretudo o evoluir da cauda, nas descidas e nas subidas, que fazem com que esta amostra tenha uma natação e um comportamento muito similar ao de um lagostim de água doce.

Esta amostra está disponível em três versões e vários tipos de cores. A versão mais pequena GS pesa cerca de 3 gramas, a média GL pesa cerca de 6 gramas e a maior GXL pesa cerca de 8,5 gramas. Para uma ideia mais clara sobre o comportamento e forma de utilizar esta amostra, nada como consultar o vídeo abaixo:

No global, considero que as duas propostas apresentadas por esta marca de amostras são ambiciosas, mesmo no que diz respeito à sua utilização para a captura de trutas. Naquilo que nos apercebemos pelos vídeos, as capturas são sobretudo de trutas arco-íris, sendo o ênfase da aplicação deste tipo de amostras colocado em espécies como o escalo, lúcio, lucioperca e perca. No entanto, isto não quer dizer que esta amostra não tenha grande potencial para as trutas, mesmo em águas nacionais. Por aquilo que vi, sobretudo na amostra bullhead, não teria qualquer hesitação em utilizá-la nas nossas águas para a testar. Poderia ser uma boa surpresa 🙂 🙂

Como já é costume, se tiverem utilizado esta amostra nas vossas pescarias, não se esqueçam de deixar aqui o vosso feedback!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.