Barragem do Alto Cávado – Fevereiro 2015

Barragem do Alto Cávado – Fevereiro 2015

Recentemente estive na Barragem do Alto Cávado e tive oportunidade de observar como está o nível da albufeira. As condições com que me deparei eram razoáveis para a época do ano que atravessamos. O nível da albufeira está dentro dos parametros normais e permite uma fácil deslocação do pescador ao longo das margens. A contribuir para esta situação, temos o facto de que o caudal de entrada do Cávado a montante está a ser compensado pela abertura da conduta que vai para Pisões.

Ao nível da temperatura da água, registei que a mesma se encontra a valores bastante reduzidos, entre 2 e 5 graus centígrados, resultado do degelo da neve no Barroso. Como era de esperar, não consegui visualizar nenhuma actividade de peixe à superfície, e muito menos de trutas, pois os níveis de actividade devem ser bastante baixos.

Barragem do Alto Cávado Fevereiro 2015

Com este tipo de cenário, antecipa-se a possibilidade de podermos ter uma abertura bastante interessante da pesca à truta na Barragem de Sezelhe. No ano passado, a confusão com o atraso do despacho de renovação da concessão levou a uma pescaria bastante fraca em condições semelhantes, por falta de repovoamento, mas este ano esperamos que o cenário se altere. Para já, as notícias não são muito animadoras, porque o plano de exploração disponível no site do ICNF apenas fala na data de 1 de Julho para a abertura da pesca nesta barragem. Não sei se isto foi apenas uma medida extraordinária para resolver o caso do ano passado ou se efectivamente passa a ser regra. De qualquer forma, iremos estar atentos, pois não queremos perder a abertura desta barragem.

Conduta Barragem do Alto Cávado

No global, parece-nos que a Barragem de Sezelhe mantém as condições que a caracterizam para proporcionar excelentes jornadas de pesca à truta. Agora só falta esperar pelo abertura para começar a brincar com elas! Água fria é que não falta!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.