Condições na Barragem dos Pisões

Condições na Barragem dos Pisões




Na sequência de uma passagem recente pelas terras de Montalegre, não podia deixar de visitar a barragem dos Pisões. Ainda falta muito para a abertura das trutas nesta massa de água, no entanto, convém sempre ir vendo como é que vão as coisas para se comecem a delinear os primeiros cenários e estratégicas de ataque.

Um primeiro facto que observei no dia em que passei por Pisões foi que o nível da albufeira encontrava-se em valores baixos para esta época do ano. Normalmente, esta é uma época em que a albufeira tende a estar já completamente cheia, no entanto, as alterações de níveis na Barragem de Venda Nova e a construção do sistema Salamonde – Venda Nova devem estar a condicionar a evolução do nível da albufeira de Pisões. Esta situação pode não ser necessariamente má do ponto de vista dos pescadores ao spinning, pois quotas abaixo do mínimo são sempre as melhores para se poder bater terreno nesta barragem.

Ao nível da água, verificamos também que a mesma se apresenta relativamente límpida. Com a menor exposição solar e o aumento do caudal das linhas de água que entram em Pisões, a densidade de algas diminui e a água torna-se mais limpa. Um facto que permite ver bem o que se passa dentro de água, mas também permite ao peixe ver o pescador desde longe.

Nível da albufeira dos Pisões Fevereiro 2015

Em termos de temperatura, constatamos que a mesma se encontra bastante baixa. As recentes quedas de neve na zona do Barroso levaram a uma descida acentuada da temperatura da água. Facto este que possivelmente se poderá manter até aos inícios de Abril, condicionando assim a actividade das trutas nos primeiros dias.

Quanto a actividade de pesca, deparei-me com 7 a 9 pescadores na zona dos viveiros, a pescar à bóia e ao fundo. Não vi ninguém ao spinning, mas certamente que não faltará gente a dar uma volta de vez em quando, já que a pesca ao lucioperca com colher e peixe artificial é permitida nesta altura do ano. O que vale é que as trutas não gostam nada deste tipo de amostras!!

Mais perto do dia de abertura da pesca às trutas nos Pisões, conto apresentar uma informação mais detalhada sobre aquilo que se passa nesta massa de água. De qualquer forma, e como eu sei que alguns vão pescar nos Pisões no dia 1 de Março (a outros peixes que não a truta), aqui fica a informação das condições actuais que pode ser sempre útil.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.