Rio Lima a menos de 10 dias da abertura

Rio Lima a menos de 10 dias da abertura

Já a poucos dias da abertura da pesca às trutas, resolvi passar pelo Rio Lima, na zona entre Ponte de Lima e Ponte da Barca, para verificar como andam as coisas. Sabendo de antemão que o rio Lima costuma estar altamente condicionado pela barragem de Touvedo nos inícios de temporada, era com ansiedade que eu queria ver até que ponto as coisas estavam em termos de caudal.

Posso dizer que fiquei bastante agradado com aquilo que encontrei. O caudal era o ideal para se pescar às trutas, com alguma corrente média, água a cair qb nos açudes e nada de muito lixo a ser transportado para jusante. Um sinal claro de que o débito de Touvedo estava entre níveis reduzidos e médios. Tive a oportunidade de estar em vários locais junto à margem do rio e efectivamente deparei-me com cenários diferentes em termos de profundidade e corrente, mas tudo dentro de condições bastante boas para por a amostra dentro de água e trabalhá-la sem qualquer problema.

Ao nível da temperatura, encontrei valores dentro daquilo que é normal nesta época do ano. Atendendo a que na zona em questão, o rio Lima já é um rio de planície não muito longe do litoral, as temperaturas eram claramente mais elevadas do que aquelas que se encontram em rios de montanha nesta altura do ano. Este facto deve condicionar a actividade das trutas tornando-as mais dispostas a seguir os nossos iscos, especialmente se andarmos ao spinning.

Rio Lima Ponte de Lima Fevereiro 2015

Ainda não sabemos exactamente qual o panorama meteorológico para o dia da abertura, mas se as actuais condições de caudal se mantiverem no Lima, acredito que este rio seja um bom local para abrir hostilidades. Agora não estejam à espera de ser os primeiros de 2015 a passar ao spinning no dia da abertura, especialmente no troço para jusante da foz do Vez. Segundo boatos que me chegaram durante a semana passada, parece que já saiu um salmão de cerca de 8 kg ao spinning nesta zona este ano. Sinal de que o pessoal nunca parou de pescar ao spinning nestes locais, à semelhança de muitos outros (mesmo em águas salmonídeas) e que certamente irá reforçar essa actividade durante esta última semana, porque a partir do dia 1 de Março deixam de ter o rio só para eles.

Enfim … mais do mesmo! Vai estar alguém a fiscalizar os rios nesta última semana, onde as tentações são mais do que muitas??! Afinal, é para isto que pagamos todos impostos … ou seja, para termos uma lei que não funciona e serviços públicos que não interessam a ninguém!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.