A menos de 10 dias da abertura da pesca à truta, passei pelo rio Neiva na zona entre a A28 e a EN13 para comprovar duas coisas: primeiro, como é que estavam as condições do rio e segundo, para ver até que ponto é que já tinham sido colocadas as placas da nova concessão de pesca.
Relativamente ao primeiro aspecto, nada falhou. Depois de um dia de chuva fraca, deparei-me com o rio Neiva nas condições ideais para proporcionar uma excelente jornada de pesca às trutas. Céu encoberto, água com corrente média a forte sustentada e com uma ligeira cor escura. Adicionalmente, a temperatura média da água andava nos 9 a 13 graus centígrados. Condições ideais para as boas trutas estarem a comer no centro das correntes com maior profundidade e para as amostras serem trabalhadas com máxima eficácia.
Relativamente à questão da concessão, nem sinal de placas ao longo das margens durante várias centenas de metros. Como o despacho de autorização da concessão de pesca data do dia 15 de Outubro do ano passado, penso que a entidade gestora já teve tempo mais do que suficiente para tratar de todos os pormenores relativos à exploração para a por a funcionar antes do início da temporada de pesca à truta 2015. No entanto, a falta de plano de exploração no site do ICNF também é um sinal comprometedor.
Perante esta total ausência de indicações, quer da entidade gestora, quer das entidades legais, penso que todos os cenários são possíveis para a pesca no troço final do Neiva. Como já vimos, só as placas é que contam, caso existam. Portanto, enquanto não existirem placas, estamos perante águas livres.
No global, toda esta problemática levanta mais uma vez a questão da incompetência na gestão dos direitos de pesca. A entidade competente (ICNF) não pode apenas despachar concessões, deve também fiscalizar de forma periódica o comportamento das entidades gestoras. Senão, andamos com situações em que temos apenas concessões fantasmas: existem no papel e não existem no terreno, ou então pior, existem no papel e no terreno, mas na prática não funcionam devidamente. Tudo isto era muito bonito senão se impedisse o livre acesso de todos os pescadores às massas de água nestas situações. O problema é que apenas alguns, mais sabidos, é que se aproveitam destas situações, em detrimento de todos os outros.
Se não houver placas toca a atacar! Livre é livre! 😀
ERRADO!!!
Mesmo nao havendo placas os rios sao concessionados, desde que conste em despacho do ICNF (ISSO É QUE VALE), o máximo que pode acontecer na não existencia de placas é uma multa à entidade concecionaria, pois tem um prazo para a colocação das mesmas.
O melhor mesmo é mandar um email ao ICNF a pedir esclarecimentos e sobretudo a perguntar se se pode pescar livremente nas águas concessionadas se não existirem placas. Pelo que já se viu no caso das zonas de protecção (post anterior), acho que a resposta vai-nos surpreender a todos!!
Bom dia malta, alguem me pode falar sobre a barragem de touvedo? Vou este ano pela primeira vez, ja passei por lá para visitar mas nao conheço bem. Medida de trutas, melhores locais, etc. agradeço
Um abraço
Neste momento, Touvedo tem duas concessões; a de Ponte da Barca e a dos Arcos de Valdevez. Esta última foi despachada há pouco tempo e portanto ainda não sei se existem placas no local. O que sei é que o plano de exploração ainda não está no site do ICNF.
Com as concessões a funcionar, é preciso consultar os planos de exploração para saber quais as condições de pesca no local.
Touvedo tem trutas de grande tamanho, mas muito manhosas … é um daqueles locais onde só tira boas trutas quem sabe o que anda a fazer 🙂 🙂
Concessão do Neiva … plano de exploração aprovado: http://www.icnf.pt/portal/pesca/pdesportiva/cpd/resource/doc/vc/resum_regul_rio_neiva_648.pdf
Comecem-se a preparar para contar os 30 dias!! Ontem ainda não havia placas e rendeu pelo menos uma truta!!
Confirmo, no domingo ainda não era visivel qualquer placa.
Temos, pelo menos, até ao dia 8 de abril para pescar livremente (tal como devia ser em todas as massas de água).
Abaixo da Malafaia a água estava uma pouco turva, quando já não chove há algum tempo, a não ser devido à poluição não encontrei outra explicação para tal.
Vi também um barbo morto a boiar junto à margem e nem sinal de trutas nessa zona…
Reparei também que o Rio Neiva agora também usado para descidas de caiaque…
Quem tiver a “sorte” de se cruzar por eles, atenta a dimensão do rio, pode dar por encerrado o dia de pesca…