Com o proliferar de concessões de pesca desportiva e zonas de pesca reservada, muitos são os pescadores que já têm tirado licenças especiais de pesca para pescar num determinado lote e depois se deparam com imensas dúvidas quando chegam ao local exacto. Isto porque a maioria dos lotes apresenta uma sinalização deficiente na maioria das concessões, quer devido ao facto de muita gente arrancar as placas, ou então porque os mapas dos lotes não são publicados no ICNF.
Assim, e sem apoio sinalético ou cartográfico, torna-se quase impossível perceber se estamos a pescar no lote certo ou se já estamos a pescar num lote que nada tem a ver com aquele que contratamos.
De modo a aclarar esta situação na zona de pesca reservada do Rio Vade, o nosso colaborador José David resolveu pedir informação ao ICNF e na volta do correio recebeu o seguinte mapa cartográfico que estabelece de forma exacta os limites dos lotes do Vade. Neste mapa, há apenas uma correcção a realizar no que diz respeito à Zona de Protecção (erro do ICNF) que de acordo com o edital corresponde ao lote 7 (Ribeira de Fervença), onde se pode pescar sem morte. Aqui fica para consulta (click para ver em página completa):
Mapa – Cartografia – ZPR do rio Vade
Sei que a intenção do ICNF é colocar este documento à disposição dos pescadores no seu site, mas até lá, poucos são os que sabem os limites dos lotes. Assim, e de modo a manter os pescadores de trutas informados resolvemos colocar este elemento à disposição que deve sempre acompanhar-vos, em formato papel ou digital, quando visitarem esta massa de água. Assim, podem sempre confirmar se estão ou não a cumprir a lei e justificar qualquer irregularidade na sinalética junto das autoridades competentes.
Ai esta uma situaçao que deveria ser obrigatoria para cada concessao! E que em quase todas as situacoes sao locais desconhecidos para os pescadores e dizerem que o lote começa na ponte da nossa senhora dos aflitos e termina no açude do mata ratos nao nos diz nada, isto se as placas nao estiverem colocadas!