28 de Abril de 2015 cheguei ao rio pelas 14:30 com o intuito de passar um bocado, não além das 17:30, pois tinha assuntos a tratar. Como tal o local escolhido foi um local característico por ter bastantes trutas pequenas, e dadas as circunstâncias, seria o ideal para entreter um bocado.
Dei então início à pesca com cana Shimano alívio 1,80m (a velhinha para quem a conhece) e carreto shimano stradic em punho, abastecido com linha 0,20 da trabucco.
Começaram a sair os primeiros lançamentos em correntes baixas e a primeira captura não se fez tardar, uma trutita com 21cm que foi prontamente devolvida à água. Por entre lançamentos e capturas cheguei a uma corrente baixa com alguns limos encostados na minha margem. Faço um lançamento na minha margem com rapala a passar rente aos limos e nada. Andei para montante, mudei para mepps nr2 novamente e faço um lançamento contra a corrente e quando a amostra vai encostar aos limos onde tinha passado o rapala vejo uma boca a abrir e instantaneamente cravo. A minha primeira impressão foi que seria uma truteca bem jeitosa, para perto de 2kg, mas quando o animal saiu debaixo dos limos, percebi que provavelmente estava perante um grande exemplar que poderia dar record pessoal!
Totalmente improvável uma truta daquele calibre naquele troço! A truta faz um grande arranque para montante passando por baixo de uma manta de limos e deixando-me numa situação complicada. Foi saltar para dentro de água cortar os limos à mão, tentando manter o contacto com a truta que por momentos foi perdido. Quando se desembaraçou a linha, pensei que a tinha perdido, mas quando recolhi percebi que ainda a tinha e aí começou a guerra a sério! Não posso precisar o tempo que levei a pô-la ao meu alcance, tal foi a adrenalina! Mas consegui com muita calma e sangue frio!
Pesou 3,510kg e mediu 70cm, novo record pessoal a bater o exemplar da época transacta de 3,080kg e 68 cm! Provavelmente nunca mais encontrarei um exemplar assim num troco com aquelas características, maioritariamente águas muito baixas! E agora vai ser difícil chegar à novo record, o cerco começa a apertar …
Boas pescas!
Os meus parabéns Mota!! Que grande trutona!! És o maior e já podes fechar a época!!
A Beastmaster ficou em casa, mas a velhinha fez o serviço. Conheço bem o sítio onde a tiraste e realmente é uma surpresa ver ali uma truta tão grande!!
Ainda há uns sítios onde podes bater o recorde, mas já tens que começar a pegar mais no carro 🙂 🙂
Abraço,
Vamos ver se consigo um dia destes encontrar a que me deixou uma semana sem dormir a uns anos se nós voltarmos a encontrar seguramente que temos record
Pode ser que me volte a encontrar com a que me deixou uma semana sem dormir a uns anos se a encontrar temos record de cetraria absoluta
Mota,
So te falta bater o recorde da que saiu no Minho de 4 kilos e pico…..mas vindo de ti já nem digo nada.
Náo te esqueces que alem de teres que tocar ” gaita” para chamares por trofeus também tens de dar um “Good morning babe” 🙂
Mota, o rei dos troféus. Grande bicho muitos parabéns. Na passada 5ta andei 30m atrás duma quase assim mas não quis nada comigo.
A ver se saco a foto ao Cerdeira para meter aqui com a história. Se bem que a história é sempre curtinha … malhar no poço até que saiu!! 🙂 🙂
Obrigado pelas felicitações a todos. Gostava de deixar um especial agradecimento a um senhor que esta manhã copiou este post e foi colocá-lo num grupo fechado de pesca a truta no facebook de forma depreciativa e fundamentalista, como a maioria dos sem morte. É com todo o gosto que vejo a importância deste site em Portugal e a divulgação dele por grupos em redes sociais! Estamos a crescer, juntos somos mais fortes! Abraco.
Assim é que é falar grande Mota!! Os invejosos roem-se todos e estão todos no sítio certo, ou seja fora do Trutas.PT!! Ainda este ano hei-de matar mais algumas de bom tamanho.
E vou ver se meto aqui a foto da de 4,1000 kg agarrada pelas guelras que é para depois devolver aos “menininhos da pluma sem morte”!!! Vão mas é trabalhar malandros que neste País pouco hão-de pescar! Só mesmo em aquários feitos à medida!
Abraço,
Boas, sou novato neste vício, 1ano e meio por aí e mt medalhas perdidas e trutas nem velas heheheee. Este ano está correr melhor um pouco já consegui uma trutita de 30cm depois de um dia inteirinho a procura… agora tenho tirado mas tudo abaixo da medida la uma ou outra com medida mas muita hora em redor do rio também. Gostava de uma dica sua.
Hoje avistei uma valente truta não teria esse tamanho mas era mesmo um grande bixo nunca viu nada assim té me arrepiei ao vela, ela a perseguir a mepps2 mas o lançamento era curto e ela mal vê a medalha subir encostou se num galho e nunca mais a vi. Será que ela vai continuar por lá? Era perto duma afluente aí uns 15m devia ter subido com esta enchente. Será que vai embora da li? Obrigado abraço
Tudo depende do tamanho do ribeiro e da capacidade para a truta sobreviver durante o Verão. Se tiver um bom poço a jusante é lá que ela vai passar o Verão. Se não, vai-se fazer ribeiro abaixo até encontrar um bom local e só subiu para a comedia ou para a desova (que não é o caso nesta altura).
O comportamento da truta é típico de uma truta que viu o pescador ou então não desconfiou da apresentação da amostra. Convém ir tentando e escolher as melhores condições climatéricas para ver se ela abre a boca …
Parabéns, Mota.
Grande troféu.
Tudo o que for além das felicitações é só inveja.
És o rei dos troféus!
Abraço
Olá Mota!
Os meus sinceros parabéns! És o homem dos grandes troféus!
Quanto ao resto, não sei o que diga! Pesco sem morte como sabem, ou melhor, pesco com devolução a 100% ( porque pesca sem morte a 100% não existe…é utopia), e não entendo o porque dos fanatismos extremados!
O respeito pelas opções de cada um tem de estar sempre presente…caso contrário andaríamos sozinhos pelo mundo, porque mesmo entre grandes amigos há sempre diferenças!
E de à uns tempos para cá esse extremismo tem crescido por cá, não sei quais as razões, coisa que não era normal! Este local sempre foi aberto a todas ideologias, onde já cá houve grandes discussões com um elevado grau de respeito e consideração por todos… e agora há sempre uns comentários bastante fortes!
E era bem mais salutar para todos se assim fosse, isto na minha modesta opinião!
E criticarem por “matares” uma trutas dessas, não sei qual a razão que deram! Mas um bicho desses já fez o que tinha a fazer, e agora era só um grande predador a comer tudo o que se mexia ao pé dela, ainda por cima era um macho! Caso fosse fêmea ainda podia haver a desculpa de tirar uma grande reprodutora ao rio.
Para crititcar é preciso ter argumentos e não pode ser só a causa do morte ou sem morte… mete-me muito menos confusão ver uma retenção de um bicho desses, do que os rapas! Esses sim são um dos grandes males dos nossos rios!
Mota, desculpa “estragar” as minhas felicitações a uma grande captura tua, com grande mérito e saber, mas tinha que escrever o que escrevi! Espero recuperar a tempo para ainda te ir fazer uma visita este ano!
Abraço
O ribeiro deve ter uns 3m de largo no máximo é uma zona de corrente k vai diminuindo conforme chega a afluente e não me parece k vá ficar algum tipo de poço na quela zona. Obrigado pela dica um dia gostava de fazer uma caçada com alguém experiente para aprender uns truques heheheee. Abraço
Pois … é capaz de descer rio à medida que a água vai escasseando.
Boa sorte!
Boas Miguel,
Acho o extremar de posições natural, especialmente quando se está a lidar com gente intransigente que não permite que os outros tenham posições ou ideias diferentes, sempre dentro do enquadramento legal. Os comentários são feitos para esse tipo de gente apenas e depois só mete a carapuça quem quer. Obviamente que perante discursos deste tipo, as sensibilidades agudizam-se e há sempre alguns que não sabem muito bem de que lado é que ficam. É compreensível.
Agora, se há coisa que nunca aconteceu neste site, nem no Facebook que lhe serve de apoio, foi eliminar pessoas ou opiniões, mesmo quando apresentam posições fundamentalistas em termos da pesca sem morte (aliás basta consultar vários comentários sobre estas questões desde 2010). Até hoje isso nunca aconteceu, mas pode ser que aconteça, pois não posso permitir difamações pessoais, profanidades, nem injúrias contra outrém. Aí tenho que colocar travões.
Quanto à minha pessoa, dou a cara, aguento bem todo o tipo de comentários e tenho a segurança pessoal para responder à letra. Se há coisa que os meus amigos sabem, é que podem sempre emitir a sua opinião no meu site, mesmo quando eu não concorde minimamente com ela, que nunca correm o risco de ser corridos ou eliminados. Isso é que é amizade e isso é que é democracia. Todos iguais e todos diferentes.
Abraço para ti também e as melhoras. A ver se sais de casa, senão nem cheiras as trutas este ano!!
Boas. Antes de mais quero felicitar pelo trofeu.Uma vez que este post se transformou em debate sobre morte e não morte venho aqui relatar a minha opinião que vale o que vale. Acho que somos livres de libertar ou não as trutas com medida( já por isso existe medida)por norma liberto sempre as trutas sem medida pois gosto que cresçam e se reproduzam para quando lhes apetecer ferro novamente já darem mais luta, tenho amigos que não libertam nenhuma e eu não os critico pois muitas vezes o que eu vejo é que parece que quanto mais se protege menos há. Os factores serão os mais diversos dependendo da massa de agua mas estaremos de acordo que poluição e furtivismo são as principais causas do decréscimo das trutas e não o conceito mais moralista dos sem morte. Já agora porquê libertar uma truta deste tamanho? Quantas centenas de trutas ela comeu para chegar a este tamanho? Quantos milhares de ovas já fecundou? Com este tamanho estarà muito próximo do final de vida, seria melhor deixa la morrer de velhice? Acho que não é com moralismo que lá vamos mas sim com bom senso. Boas pescarias a todos e que um dia me calhe uma assim que dará além de um bom assado uma historia para a vida.