Reconversão da Ribeira de Alge

Reconversão da Ribeira de Alge




Foi com surpresa que deparamos com a notícia de que finalmente um município nacional resolveu tomar a seu cargo a gestão de um curso de água na procura de o valorizar e transformar num exemplo de gestão equilibrada e sustentável. Estamos a falar do município de Figueiró dos Vinhos que encetou um processo de revitalização da Ribeira de Alge, cujo curso, na sua totalidade, está dentro deste município.

Para além da vertente mais turística, associada à construção de passadiços e outras infra-estruturas que facilitem a mobilidade das pessoas junto às margens, esta intervenção também incide sobre a necessidade de reconstruir açudes, de realizar repovoamentos de trutas e de erradicar espécies invasoras.

Truta de 25 cm - Ribeira de Portuzelo - Março 2014

Este processo vai ser conduzido pelo Professor Carlos Fonseca da Universidade de Aveiro e as linhas mestras da intervenção podem ser consultadas na página abaixo:


Do nosso lado, registamos com agrado esta iniciativa que não deixa de lado os interesses da pesca desportiva, e nomeadamente dos pescadores de trutas. Achamos que é uma autêntica pedrada no charco actual de total passividade ambiental e que pode ser uma primeira experiência com forte possibilidade de ser replicada por outros municípios. Efectivamente, com o total alheamento das entidades nacionais relativamente às questões da pesca e do ambiente, só mesmo a intervenção dos municípios é que poderá salvar muito do património que se encontra completamente abandonado.

Esperemos que esta experiência seja um sucesso e que permita criar um exemplo daquilo que pode ser feito por gente que efectivamente se preocupa com estas questões e conhece bem os locais e as linhas de água.

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.