Poluição de volta ao Paiva!!

Poluição de volta ao Paiva!!


Quando já se pensava que o Rio Paiva estava a voltar aos níveis de qualidade de há alguns anos atrás, quando era considerado como o rio mais limpo da Europa, eis que surge mais uma vez o flagelo da poluição para nos lembrar que os problemas deste rio estão ainda muito longe de serem resolvidos. Efectivamente, e de acordo com notícia, relatada no site abaixo, continuam a existir sérios problemas na gestão das ETAR’s de algumas localidades próximas do Rio Paiva que acabam por ter sérias consequências na flora e fauna deste rio.

A pesca no Rio Paiva

A mais recente destas situações aconteceu nos finais de Agosto deste ano em Vila Nova de Paiva e coloca em causa muito do trabalho que está a ser realizado por várias instituições no sentido de promover a limpeza e qualificação deste curso de água. O problema já não é de hoje e revela uma total ineficácia das entidades públicas responsáveis pela gestão da floresta e do ambiente que parecem acreditar que os problemas neste país se resolvem todos por milagre e não com trabalho, nem dedicação.

Para uma leitura mais atenta desta notícia, podem sempre consultar o site abaixo:


Claramente este é mais um atentado escandaloso contra as trutas e os pescadores de trutas do Paiva. Este que já foi um rio de topo para a pesca da truta, não passa agora de uma opção de segunda ou terceira onde as trutas indígenas praticamente não existem e aquelas que são capturadas podem não ter a qualidade exigida para serem consumidas.

A truta tem vindo a ser utilizada como ferramenta turística e comercial à boca cheia por várias entidades ribeirinhas do Paiva, mas de pouco vale um festival anual das trutas, se o mesmo é organizado em águas poluídas que colocam em causa a saúde pública de forma clara! Se querem ser sérios comecem por criar as condições necessárias para albergar trutas saudáveis neste rio e só depois comecem a vender uma imagem e reputação, que neste momento ainda está longe da realidade!! Por alguma razão é que raramente vou ao Paiva à pesca …

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.