Condições no Rio Távora

Condições no Rio Távora

Já há muito tempo que não passava no rio Távora na zona de Pêro Ferreira e como tal a curiosidade já era grande para tentar perceber como é que as coisas andavam por lá. Neste fim de semana, tive oportunidade de matar saudades e resolvi fazer uma paragem numa das pontes que ficam entre a entrada de várias linhas de água no rio Távora.

O panorama com que me deparei é aquele que pode ser visualizado nas fotos que acompanham este post. Caudal médio, abaixo do esperado para esta época do ano, apresentando uma ligeira corrente em zona de menor profundidade. Água limpa e a presença de muita vegetação dentro de água, no entanto com níveis de sujidade e poluição que me pareceram inferiores relativamente à última visita realizada.

Rio Távora corrente Dezembro 2015

Não consegui visualizar nenhum peixe de cima da ponte, apesar de ter ainda perdido 5 minutos a observar o rio. Há alguns anos atrás, este rio foi atingido por altos níveis de poluição e ficou quase completamente limpo de peixe nesta zona. Entretanto, já passaram uns anos e penso que deve ter existido alguma recuperação, no entanto não fui capaz de confirmar a mesma “in loco” e tampouco chegou ao meu conhecimento a realização de alguma sessão de repovoamento intensivo neste troço. De qualquer forma, a curiosidade é grande, até porque já vi muito boas trutas neste troço de rio, e portanto, se me puderem actualizar com informações mais precisas e recentes, agradeço.

Da minha parte, só me resta esperar que as autoridades continuem atentas a este rio e que desenvolvam todos os esforços para reduzir/controlar a poluição e promover a sua rápida recuperação. Penso que todos nós merecemos isso, sobretudo as populações ribeirinhas e os pescadores de trutas.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.