Condições no Rio Lima

Condições no Rio Lima




Recentemente passei pelo Rio Lima na zona de Ponte de Lima, junto à foz do rio Labruja, e tal como antecipado, o caudal apresentava-se extremamente elevado, dificultando bastante as condições de pesca ao spinning. A barragem de Touvedo estava com as comportas abertas e nalguns pontos a força da corrente era tal que a amostra passava muito por cima das melhores posturas das trutas, especialmente das que se estavam a alimentar no centro do rio.

Desde o início de Março, o panorama da pesca à truta neste rio tem sido altamente condicionado pela política de gestão hidrográfica das barragens do Lindoso e de Touvedo. Com estas massas de água praticamente cheias, ainda teremos que esperar alguns dias para podermos usufruir de um caudal normal durante um período de 6 a 7 horas.

Numa perspectiva mais positiva, foi com agrado que observei que a temperatura média das águas do Lima eram superiores às observadas noutros rios da mesma zona, especialmente nos cursos de água de montanha. Este pode ser um factor a determinar um maior nível de actividade por parte das trutas, mas ainda não tivemos oportunidade de comprovar isto na prática. Falta pôr a amostra dentro de água, e as condições que encontrei não me agradaram o suficiente para fazer isso durante esta breve visita. Terei, portanto, que esperar por outra oportunidade.

Rio Lima - condições caudal - foz Labruja - Março 2016

No global, acho que o Rio Lima está com boas condições para poder gerar algumas boas pescarias às trutas nos próximos dias. Tudo vai depender das opções que forem tomadas pela entidade gestora das barragens, e sobretudo da barragem de Touvedo. Sei que para quem vive próximo do rio, vale sempre a pena estar atento e um engano não custo muito, enquanto que para quem faz deslocações do Porto ou de outros locais mais longínquos, a coisa já pia mais fino. Por isso, o melhor é evitar perder tempo e esperar mais uns dias para ir pela certa. Enquanto houver barragem a debitar, a maior parte das trutas vão estar bem guardadas 🙂 🙂

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.