Condições na Barragem dos Pisões …

Condições na Barragem dos Pisões …

Recentemente, e durante mais uma pescaria às trutas, passei pela Barragem de Pisões e tive oportunidade de verificar “in loco” quais as condições actuais desta albufeira. Como podem verificar através das fotos, o nível da massa de água de Pisões é o esperado para a estação do ano em que nos encontramos. A albufeira está bastante abaixo do seu nível máximo e portanto há muita superfície de margem livre para se poder pescar ao spinning ou com qualquer outra técnica.

Todas as fotos foram tiradas junto à saída da conduta que vem de Sezelhe e existe uma faixa de areia bastante considerável, desde o nível da vegetação até ao espelho de água. Ainda aproveitámos para tentar a sorte num recanto da albufeira, mas o peixe não parecia estar com muita vontade de se atirar às nossas amostras, independentemente da sua configuração, natação ou peso. A temperatura exterior estava bastante quente, o céu demasiado limpo e o peixe, para além dos nos topar desde longe, estava muito reunido em zonas fundas ou na sua proximidade (onde pudesse ter acesso a água mais fresca ou à sombra de alguma árvore ou rocha).

Barragem dos Pisões - nivel da albufeira Setembro 2016

Ficamos com a clara impressão de que nos próximos tempos e sem grande alterações climatéricas, a pesca aos predadores, sobretudo trutas, vai estar bastante condicionada, podendo eventualmente sair um ou outro exemplar de manhã cedo ou ao final da tarde. Pelo que vimos, os barcos continuam a castigar as trutas de forma contínua e portanto serão muito poucas as que estarão com vontade de deixar os fundos e encaminhar-se para as margens à procura dos nossos iscos.

No global, as condições actuais são ideais para quem quer desfrutar de um dia de convívio na albufeira de Pisôes e em que as capturas não sejam o factor mais importante. Com essa perspectiva, pode-se mesmo pensar num dia de praia e piquenique em que vale a pena levar a família. Quanto às trutas, há que esperar por melhores dias … ou pelo próximo ano!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.