Salmão fora de época no Minho!!

Salmão fora de época no Minho!!


Apesar de já ter saído nova legislação que proíbe a utilização das colheres no Rio Minho fora do período hábil da pesca à truta, a verdade é que o faroeste continua a funcionar e ninguém quer saber. Assim, e como era de esperar chegaram ao meu conhecimento notícias da captura de mais um salmão de 3 kilos junto da ponte internacional do Rio Minho em Monção com uma colher de cor prateada. Não sei exactamente se o peixe foi capturado da margem ou de barco, mas isso pouco importa, porque nesta altura já não é possível utilizar as colheres rotativas na pesca ao spinning. Quem tiver dúvidas, pode sempre consultar o novo edital do Rio Minho, que apesar de regular na sua maioria para o próximo ano, aplica já essa proibição a partir de Agosto deste ano.

Lampreia depois da desova Rio Minho

Enfim, como se pode ver pelos factos relatados, a legislação só por si não resolve qualquer problema. Sem vigilância apertada, as leis servem apenas para decorar as paredes do ICNF ou da Capitania. Convinha aumentar a fiscalização e incidir sobretudo sobre os furtivos conhecidos da zona, que são sempre os mesmos e param sempre nos mesmos locais. Toda a gente os conhece, mas toda a gente tem pena e deixa o cenário prolongar-se!!

Finalmente, uma última nota para este assunto. A pesca ao salmão fora de época não fica resolvida com a proibição do uso da colher, já que é sempre possível pegar nos Black Minnows durante todo o ano e pescar nas zonas mais convenientes. Com as excepções do robalo e do achigã, cria-se sempre margem de manobra para se poder transgredir estando perfeitamente legal. Enquanto, não se proibir a pesca ao spinning fora de época e se restringir seriamente a pesca de barco no Minho, vamos continuar a ter os problemas do costume … e depois não há salmões, nem no Minho, nem no Mouro (onde devem estar a entrar brevemente e as autoridades tinham por obrigação montar guarda reforçada durante a desova)!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.