Estudo sobre pesca desportiva – Tua e Sabor

Estudo sobre pesca desportiva – Tua e Sabor


Mais uma vez, chegou ao nosso conhecimento a existência de um estudo científico bastante relevante para os pescadores de trutas que frequentam as bacias hidrográficas do Tua e Sabor. Este estudo foi realizado em 2012 no âmbito de uma tese de mestrado submetida ao Instituto Politécnico de Bragança e faz uma análise bastante cuidada e extensiva das principais problemáticas associadas à pesca desportiva na região em causa.

Desde inquéritos a pescadores passando pela realização de pesca eléctrica, este estudo utiliza um conjunto apurado de metodologias que permite ter um conhecimento apurado sobre a realidade actual da actividade de pesca lúdica e desportiva. Efectivamente, apesar de ser relativamente extenso, este documento oferece imensa informação valiosa para os pescadores, podendo ser um guia interessante nas próximas saídas de pesca a realizar nesta região.

Truta 39 cm Rio Tuela Julho 2014

Alguns dos resultados mais interessantes do estudo apontam para o facto de a espécie preferida dos pescadores nesta zona ser a truta, apesar de não ser a mais pescada. Tal como esperado, a distribuição da truta está sobretudo limitada aos troços mais a montante do Tua e Sabor, bem como a alguns tributários específicos. São vários os factores que afectam as trutas nesta zona, mas os principais são a poluição e a falta de água no Verão.

Para os mais curiosos e interessados, coloco uma versão integral deste estudo abaixo:


No global, este parece-nos ser um documento extremamente interessante, mas que não tem a divulgação merecida junto da nossa classe. Efectivamente, temos imensa pena que estes estudos sejam realizados, mas depois não gerem o impacto esperado, tudo porque há uma grande falta de canais de comunicação entre a comunidade científica e o público em geral. Assim, é com algum atraso que este estudo chegou ao nosso conhecimento e agora também ao vosso. Para quem frequenta estas bacias hidrográficas, acho que é leitura obrigatória, permitindo uma actividade de pesca desportiva mais educada e, certamente também, mais produtiva. Eu não sou excepção, até porque já pesquei no Tuela, Tua e Baceiro, e portanto, já tenho algumas novas ideias e estratégias para a próxima época, só por ter lido este estudo.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.