Condições no Rio Alfusqueiro

Condições no Rio Alfusqueiro




Neste fim de semana passei pelo rio Alfusqueiro junto à praia fluvial de Campia e o cenário com que me deparei é aquele que consta das fotos que acompanham este post. Depois de algumas chuvas intensas nas semanas passadas, o rio Alfusqueiro apresenta um caudal relativamente reduzido. Efectivamente, a queda de água junto ao muro do açude não é muito expressiva e as correntes a jusante denotam alguma falta de água. Obviamente que temos que ter em conta o facto de que existe uma mini-hídrica a montante, no entanto, parece-nos que o principal factor a contribuir para esta situação é a falta de água.

Numa análise mais cuidada, tive oportunidade de dar uma vista de olhos à qualidade da água e parece-me que está em níveis aceitáveis. A cor da água é relativamente transparente e não se nota uma abundância de nutrientes devido à poluição. As algas também me pareceram ter uma cor normal e uma distribuição uniforme. Isto pode, obviamente, ser apenas o efeito da limpeza natural de Inverno, mas durante a Primavera do próximo ano teremos oportunidade de ver como é que as coisas estão, efectivamente.

rio-alfusqueiro-campia-ponte-dezembro-2016

Não consegui visualizar nenhum exemplar de truta, nem nenhum sinal de actividade de desova. Com o frio e a chuva ainda a andarem relativamente ténues, é natural que as coisas ainda estejam paradas, mas vamos esperar para ver. Não convinha que nada que tivéssemos mais uma má época de reprodução na zona livre do Alfusqueiro, pois era necessário recuperar rapidamente a população de trutas neste rio, que bem precisa!!

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.