Condições Rio Neiva – Dezembro 2016

Condições Rio Neiva – Dezembro 2016

Recentemente, recebi imagens do rio Neiva à sua passagem por Panque. enviados por um grande amigo e colaborador do Trutas.PT. Como podem ver, o rio apresenta um caudal muito reduzido e a níveis que parecem quase típicos do início do Verão. As chuvas dos últimos tempos já há muito que se deixaram de fazer sentir e neste momento, as correntes têm alguma, pouca, vivacidade. Aliás, se repararem nos açudes, parece notória a falta de movimento da água e sobretudo o rápido crescimento das algas, que nesta altura já deveriam ter sido limpas pelas enxurradas de Inverno.

Neste cenário, a desova das trutas não deve ser realizada nas melhores condições, pois o acesso a alguns locais deve estar fora de alcance por falta de água. De qualquer forma, com o frio instalado, esta é a altura para as trutas do Neiva estarem a desovar e portanto já se deve notar alguma acção nos locais com maior potencial.

rio-neiva-panque-acude-finais-de-dezembro-2016

Relativamente à qualidade da água, parece-nos que a mesma está dentro os parâmetros normais para a época do ano, já que as chuvas foram limpando muita da poluição entretanto acumulada. Devido ao facto de atravessar zonas com forte densidade populacional, o Neiva está sujeito a boa vontade da população e muitas vezes, acontecem algumas situações anormais, que não causam mortandade, mas vão diminuindo a qualidade da água.

Neste momento, resta-nos esperar para ver o que vai acontecer nas próximas semanas. Dependendo da maior ou menor pluviosidade, podemos ter cenários completamente diferentes para a abertura no Neiva. Tradicionalmente, as aberturas nunca são fáceis neste rio, mas às vezes há excepções, se estiverem as condições ideais!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.