Até onde se pode ir na pesca ilegal???

Até onde se pode ir na pesca ilegal???

Meus caros,

Este fim de semana deparei-me com mais uma imagem de duas trutas capturadas e retidas durante plena desova na Barragem dos Pisões. A imagem não me foi providenciada por fonte anónima, mas é proveniente directamente do Facebook do Restaurante Rabagão com uma publicação datada do dia 3 de Fevereiro de 2017, às 19h27m. Como podem ver pela foto abaixo, trata-se de um macho e de uma fêmea com dimensões imponentes e em pleno estado de desova.

As maravilhas da nossa barragem do alto rabagao. Viade de baixo.

Publicado por Restaurante Rabagao em Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2017

Não vou estar aqui a realizar acusações gratuitas, mas parece-me claramente que estamos perante uma situação ilegal, independentemente do ano em que as fotos podem ter sido tiradas. Fora do período de defeso das trutas em Pisões, ou seja entre 1 de Abril e 30 de Setembro, é impossível encontrar um macho nas condições que o mesmo apresenta na foto e que são típicas do período de desova. Portanto, apesar de não ser proibido pescar estas trutas na albufeira de Pisões durante todo o ano, é proibido retê-las durante o período de defeso. Logo, perante este facto, convém que as autoridades sejam alertadas e procedam às respectivas averiguações.

Tenho algumas dúvidas sobre a forma como estas trutas foram capturadas, porque atendendo à enorme da saliência da mandíbula do macho, não me parece que se conseguisse prender facilmente a uma amostra. Aliás, parece-me mais plausível que estes exemplares tenham sido capturados perto de uma linha de água com o auxílio de um rede, permitindo assim capturar-se o casal que se encontrava em plena desova.

De qualquer forma, tudo isto são especulações e agora convinha era que houvesse um esclarecimento oficial sobre esta situação, porque está claramente no domínio público via Facebook.

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.