Caudal ecológico – Rio Rabagão

Caudal ecológico – Rio Rabagão




Sabendo da grande importância do rio Rabagão para a pesca às trutas na zona do Gerês, foi com enorme alegria que encontramos esta notícia que procura revitalizar este rio numa zona que tinha sido castigada pela construção de barragens nos últimos anos. Efectivamente, existia há mais de 50 anos um troço de rio entre a barragem de Venda Nova e a de Salamonde onde raramente se conseguia ver água durante o verão e onde não haviam condições para a manutenção de espécies piscícolas, incluindo a truta. A única água encontrada neste troço era proveniente da chuva ou das descargas máximas de Venda Nova, e isto durante o Inverno.

Agora, e depois de vários anos de insistência das autoridades locais e particulares, conseguiu-se avançar no sentido correcto e o caudal ecológico vai-se tornar uma realidade consistente nos próximos anos.

Para mais informações, consultar link abaixo do site Ecos do Barroso:

Caudal ecológico no Rio Rabagão

Se tudo correr bem, esta deve ser brevemente mais uma opção a sério para os pescadores de trutas e que pode muito bem aumentar ainda mais o potencial truteiro da Barragem de Salamonde.

Infelizmente, sabemos que esta situação não é caso único no nosso país e que anda existem vários erros do passado deste tipo a afectar alguns rios truteiros. Penso que está na altura de pegar neste exemplo e erradicar definitivamente este problema …para bem dos pescadores e, sobretudo, dos nossos rios e das nossas trutas!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.