Repovoamento de trutas – Vieira do Minho

Repovoamento de trutas – Vieira do Minho




A caminhar a passos largos para a época de desova das trutas, ficamos a saber que foi realizada recentemente mais uma sessão de repovoamentos de trutas, desta vez na zona de Vieira de Minho. Numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e o ICNF, foram repovoados os rios do concelho com cerca de 10000 trutas.

Para uma leitura mais atenta da notícia, podem utilizar o link abaixo:

Repovoamento de trutas – Vieira do Minho – 2018

Esta é claramente mais uma iniciativa que visa repor o stock piscícola em zonas do concelho afectadas pela sobrepesca ou por outros problemas que condicionam o desenvolvimento das populações de trutas. Adicionalmente, há aqui também uma intenção camarária de potenciar o turismo associado a várias actividades lúdico-desportivas, incluindo a pesca.

No global, parece-nos uma aposta com potencial, se bem que poderá pecar por ser um pouco tardia. Assim, será difícil de prever qual o impacto deste repovoamento sobre as populações indígenas de trutas, já que ocorre numa altura em que elas estarão mais territoriais e a prepararem-se para o início de migração. Só daqui as uns anos é que poderemos ter respostas … serão os pescadores de Vieira do Minho, a dizer da sua justiça 🙂 🙂

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.