Na sequência de um esforço continuado de investigação, chegou-se à conclusão de que a mortalidade de amieiros causada por um fungo está a afectar as margens de rios e ribeiras do Parque Natural de Montesinho. Este problema, que afecta já seriamente vários países da Europa, chegou agora a Portugal e começa a ter os primeiros efeitos nefastos sobre os ecossistemas fluviais, podendo vir também a ter um impacto significativo sobre a população de trutas. As primeiras evidências claras de mortalidade de amieiros já são bem visíveis nos rios Sabor e Fervença.
Apesar de este assunto estar já debaixo da mira dos investigadores do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) e do ICNF, ainda vai demorar algum tempo para compreender a dimensão deste fenómeno e a melhor forma para o abordar.
Para uma leitura mais atenta desta problemática, nada como ler o artigo original do site Onda Livre FM, que se encontra disponível no link abaixo:
Artigo Onda Livre FM
Claramente, esta é uma péssima notícia para os pescadores de trutas, e sobretudo para as trutas. Com tantos problemas que já têm que enfrentar, agora só faltava mesmo uma doença dos amieiros para complicar mais as coisas. A ver se rapidamente se consegue chegar a uma cura para esta doença.
You must be logged in to post a comment.