Proibição da pesca lúdica em ZPP’s em 2019

Proibição da pesca lúdica em ZPP’s em 2019

Com o aproximar de 2019, surgem as primeiras publicações do ICNF com vista a regulamentar o exercício da pesca lúdica durante a próxima temporada. Assim, e depois de uma visita rápida ao site do ICNF, verifiquei que já estão disponíveis alguns editais para a época de 2019.

Até agora, só se encontram publicados editais referentes a algumas zonas de pesca profissional e por aquilo que vi, pouco deve mudar relativamente à realidade do ano passado. Para já, ainda não saíram os editais das zonas de pesca profissional mais relevantes para os pescadores de trutas, como por exemplo, os referentes ao rio Lima ou Cávado, mas considerando o edital que tive oportunidade de ler para o Vouga, poucas novidades devemos ter.

Assim, os factos mais importantes a registar no Vouga são os seguintes:

  • Mantém-se a proibição da pesca lúdica na zona de pesca profissional com base na mesma lengalenga de Leis e Decretos de lei do ano passado.
  • Alterou-se o preço da licença de pesca nesta zona, que deixou de ser 5 euros e passou a ser de 5,10 euros na vertente geral e 5,07 euros para a enguia

Para uma leitura mais atenta, podem consultar o edital no link abaixo:

Edital Rio Vouga ZPP – 2019

Com base nisto, parece-me que nada se vai alterar no que diz respeito ao Lima e Cávado e podemos continuar com a proibição de pesca lúdica nestes rios truteiros. Não concordo com esta proibição. Acho que é claramente um contrasenso em termos de ordenação e gestão de recursos piscícolas, e que nos faz pensar se este Governo só considera avanços civilizacionais numa ou duas áreas, enquanto nas restantes é só retrocessos. Nada mais se faz do que privilegiar os interesses económicos de uma minoria em detrimento da valorização ambiental e turística que serviria toda uma maioria. Enfim, mais do mesmo … Milhares a serem prejudicados para satisfazer apenas dois ou três artistas que exploram estas águas à vontade. E ainda se queixam da expansão do populismo, quando são estes politiqueiros com estas decisões de algibeira que acabam por instigar este tipo de atitudes!!

E por falar em políticas de algibeira … Já repararam no aumento das licenças nas zonas de pesca profissional? De 5 euros para 5,10 euros na vertente geral e 5,07 euros nas enguias??!!! Grande nível!! Claramente mais um factor que vai colocar um grande obstáculo aos pescadores profissionais. Muito bem visto!!

Enfim, para termos alguma alteração a sério neste tipo de visão, só mesmo com a mudança a sério de gente no ICNF e no Governo. Já era altura de se fazer uma limpeza … que era bem precisa!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.