Condições no Rio Alfusqueiro

Condições no Rio Alfusqueiro

Recentemente, tive a oportunidade de passar pelo Rio Alfusqueiro na praia fluvial de Campia e verifiquei que o mesmo apresenta boas condições para a desova das trutas. Apesar de o fluxo de água não ser suficiente para permitir que as trutas consigam ultrapassar o muro do açude, as correntes a jusante são bastante expressivas, aumentado os níveis de oxigenação e permitindo o acesso a zonas que normalmente estão inacessíveis durante o Verão. Também verifiquei que as linhas de água que confluem com o Alfusqueiro estavam a correr a níveis normais para a época do ano, introduzindo assim mais água limpa no rio e abrindo novas possibilidades de desova às trutas.

Relativamente aos anos anteriores, a situação do Alfusqueiro é claramente diferente, para melhor, durante esta época do ano. Efectivamente, são necessários alguns bons anos de desova para que se consiga repor muito do stock truteiro que foi afectado durante os últimos tempos, quer devido à seca ou aos incêndios. O Alfusqueiro foi um dos rios que mais sofreu com este dois fenómenos e portanto tudo o que sejam boas notícias, são vistas com alento.

Esta temporada não realizei qualquer visita ao Alfusqueiro, muito por culpa da situação que se tem vivido nos anos anteriores. A seca e os incêndios têm sido implacáveis e reduziram bastante o potencial deste rio. Assim, só me resta esperar por melhores dias para poder voltar a desfrutar de um bom dia de pesca junto deste grande curso de água. Mal essas condições estejam presentes, darei uma ligadela ao Miguel e ao Sr. António para passarmos novamente à acção!!

Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.