Festas Felizes 2018!!

Festas Felizes 2018!!

Caros colaboradores e amigos do Trutas.PT,

Estamos praticamente em plena consoada de Natal e portanto impõe-se uma palavra amiga para todos aqueles que nos acompanharam ao longo deste ano, de forma mais ou menos activa. Apesar das crescentes dificuldades do nosso dia a dia, foi possível desfrutar de excelentes momentos atrás das trutas na companhia de grandes amigos. As hostilidades do meu lado abriram no dia 1 de Março no Rio Coura, a solo, numa jornada bastante fraca que não deixou grandes saudades. No entanto, acabou por ser apenas a excepção num ano que acabou por se revelar bastante interessante com algumas excelentes pescarias e algumas capturas de trutas de bom tamanho.

Neste ano, o convívio do Trutas.PT voltou a ser único e realizou-se na Barragem de Pisões no final da temporada de pesca à truta nas barragens do Gerês (final de Setembro). Acabou por ser um evento com os amigos mais ferrenhos e que proporcionou grandes momentos de pesca e sobretudo de diversão. Em 2019, vamos tentar repetir a façanha e provavelmente devemos manter o mesmo figurino em termos de local e altura do ano.

Até lá, e como a gente gosta dos bons convívios, ainda vamos ter o Torres Fishing Challenge, aka TFC, a 29 de Dezembro, onde umas dezenas de eleitos vão tentar fechar a temporada com a captura de algum peixe na Barragem dos Pisões. Motivos não faltam para estar presente neste evento e como tal, lá estaremos – DIA 29 🙂 🙂

Em termos mais práticos, esta foi uma temporada que ficou marcada por chuva qb antes da abertura, permitindo a movimentação das trutas, sobretudo as de maior tamanho, para zonas de alimentação. Assim, conseguiram-se boas capturas, sobretudo, nos dias iniciais da temporada. No entanto, também se verificou alguma perda de densidade em zonas que tradicionalmente costumavam produzir boas trutas. Pensamos que muito disso se deve às más desovas e mortandades de anos anteriores causadas sobretudo pela seca e pelos incêndios. Felizmente, no próximo ano parece-me que as coisas poderão ser melhores, já que os incêndios foram menos problemáticos e conseguimos ter pluviosidade normal nos últimos meses do ano de 2018 e portanto tudo se prepara para que as trutas tenham finalmente condições normais para a desova e para conseguir alguma recuperação nos seus números.

Quanto a perspectivas para 2019, resta-nos esperar para ver. Existiram algumas alterações no edital do Lima que dão alguma esperança para quem quer pescar às trutas neste rio, no entanto, o emaranhado legislativo criado em 2018 ainda é bastante complicado e levanta algumas dúvidas. Esperemos que 2019 seja um ano para assentar a poeira a este nível, pois o que se pretende é desfrutar de um bom dia de pesca e não ter que andar sempre a consultar a lei ou a discutir com as autoridades ou o ICNF.

Enfim, o importante é que as memórias de 2018 já estão do lado de cá e espera-nos um ano de 2019 por desbravar. Da nossa parte, só nos resta desejar um Santo Natal para todos e um excelente Ano Novo que lhes permita concretizar todos os vossos desejos piscícolas e não só … 🙂

Grande abraço,

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.