Meteorologia – a caminho da abertura 2019

Meteorologia – a caminho da abertura 2019

Apesar da chuva que está a cair por todo o país, e de forma relativamente intensa em alguns locais, parece-me que o cenário se vai alterar nos próximos dias e que se vai manter estável até ao dia da abertura da pesca às trutas. Isto significa que teremos pela frente muito dias de sol ou com algumas nuvens e sem grandes probabilidades de precipitação. Pelo menos, foi este o cenário que encontrei hoje quando analisei as primeiras previsões do site Accuweather para Viana do Castelo, durante o mês de Fevereiro e início do mês de Março.

Se estas previsões se confirmarem, espera-nos uma abertura com caudais normais a baixos, dependendo da zona do país onde iremos realizar a nossa abertura. Isto poderá-se traduzir sobretudo em capturas de exemplares de pequena e média dimensão, já que sem água suficiente as trutas grandes estarão bastante atentas ao que se passa dentro e fora do seu ambiente natural.

Relativamente a temperaturas, as expectativas estão dentro da média para esta altura do ano. As previsões apontam para intervalos entre os 7 e os 16 graus centígrados, que poderão, obviamente ser muito mais largos em zona de montanha, onde certamente o frio estará sempre presente.

Para terem uma ideia mais clara do que estou a falar, nada como visualizar as previsões clickando no link abaixo:

Previsões da Accuweather para Viana do Castelo

Assim, e a cerca de um mês do dia que tanto esperamos, já podem começar a ter uma primeira ideia sobre o que vai acontecer. Ainda muito pode alterar, mas esta informação é sempre válida para ajudar a escolher alguns locais alvo para abrir as hostilidades 🙂 🙂 O que é preciso é que não falte a água e não se entre novamente num ano de seca … Isso é que seria mais complicado!!

Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.