Nova ZPL – Ribeira de Nevoínho e Pombarinhos

Nova ZPL – Ribeira de Nevoínho e Pombarinhos




Logo no primeiro despacho do ICNF em 2019, temos a criação de uma zona de pesca lúdica num dos afluentes mais conhecidos do rio Neiva; a Ribeira de Nevoínho e Pombarinhos. Apesar de se tratar de uma ribeira que já tinha sido concessionada há alguns anos atrás, ultimamente tinha ficado em regime livre e como tal todos os pescadores tinham podido desfrutar da pesca à truta nas suas margens sem qualquer limitação.

É considerada como um berçário bastante relevante para as trutas do Neiva, já que possui locais de primeira qualidade para a desova das trutas e alberga sempre uma boa densidade de alevins durante o ano inteiro. Lembro-me de lá ter pescado há alguns anos e raramente se via uma truta com tamanho superior à medida mínima, isto apesar de se verem várias trutas a fugir de cada vez que a amostra caía na água. Trata-se também de um local onde a pesca não é nada fácil e onde resulta melhor o isco natural com canas compridas, devido à altura das suas margens e à largura bastante reduzida do curso de água.

Nas mesmas linhas das concessões anteriores, a taxa anual para esta concessão de 2,7 hectares fixa-se nos 25,35 euros por hectare, o que dá perto de 75 euros por ano para se ter o exclusivo de pesca neste curso de água. Como imaginam, isto não me merece qualquer comentário!!!

Para uma leitura mais atenta, podem consultar o despacho na íntegra através do link abaixo:

Despacho Ribeiro de Nevoínhos e Pombarinhos

Devido às suas características, acho que esta ribeira deveria ser zona de protecção para a desova das trutas do Neiva, em vez de ser uma zona de pesca lúdica. Atendendo ao tamanho médio dos seus exemplares e à função que desempenha, acho que não faz sentido permitir a pesca nas suas margens. A maioria dos pescadores que ali vai pescar, vai-se sentir tentado a levar trutas, independentemente da sua medida, pelo simples facto de ter pago para pescar…

De qualquer forma, e para aqueles que costumam pescar neste curso de água, aqui fica o aviso. A partir de 1 de Março, vão ter que procurar outro destino para pescar ou então vão ter que se preparar para entrar em contacto com a entidade gestora da zona de pesca lúdica e pagar pela licença especial.

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails


Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.