E chega o dia da abertura ….

E chega o dia da abertura ….


E pronto!! Já cá estamos novamente a menos de 24 horas para a abertura da pesca à truta na temporada de 2019!! A grande maioria dos pescadores de trutas esperaram ansiosamente por este dia e agora está na altura de cumprirem mais uma vez a tradição de palmilhar cuidadosamente as margens dos nossos rios à procura daquele grande troféu que nos escapou no ano passado …

Este ano, não tivemos seca, mas estamos a caminhar lentamente para isso. Depois de um final de 2018 com chuva apropriada, chegamos ao início do ano, e nomeadamente ao mês de Fevereiro, com valores relativamente reduzidos de pluviosidade. Isto não afecta muito os rios do litoral norte e das zonas montanhosas, mas no centro e sul, já se notam alguns sinais preocupantes.

Assim, e para amanhã, é de esperar um dia soleado com temperaturas acima da média para a época do ano, mas que serão certamente mais frias nas zonas montanhosas. A temperatura da água tem vindo a subir com os últimos dias de sol e portanto também é de esperar que já esteja com valores interessantes para permitir um nível de actividade dos peixes superior à média. Desta forma, está garantido um excelente dia para o convívio e para a captura de uma ou outra truta de tamanho médio a pequeno. Com os caudais a níveis reduzidos, as trutas de maior dimensão não estão em actividade alimentar contínua e portanto devem estar bastante atentas ao que se passa nas margens dos rios! Não vai ser fácil convencê-las a morder os nossos iscos 🙂 🙂

Com as trutas alheadas dos iscos artificiais durante algum tempo, certamente teremos um dia em que quase tudo funciona e em que muitos recorrem religiosamente à velha colher rotativa. Acredito que seja a arma ideal para fazer estragos nas primeiras horas, mas à medida que o dia for avançando, terá que se ir pensando em iscos mais rebuscados.

Quanto a alterações legislativas e condicionantes para a pesca, parece que pouco se alterou relativamente ao ano passado. O edital do Lima parece abrir espaço para a prática da pesca sem morte, mas muito já se tem falado sobre a forma como o faz! As dúvidas são muito e as autoridades locais estão claramente focalizadas em não permitir a pesca sem licença da federação ou profissional. Foram as últimas novidades que me chegaram aos ouvidos e perante isto, e como não estou para ter chatices, nem ponho os pés no Lima em 2019!!

Chegados aqui, só falta mesmo fazer votos de uma excelente abertura para todos e espero que desfrutem de um dia bem passado nas margens dos nossos rios!! Se as trutas não picarem nos primeiros dias, então é porque há que tentá-las nos dias a seguir 🙂 🙂 Não se pode é parar …

Comentários Facebook - Trutas.PT
Related Posts with Thumbnails




Informação sobre o autor

Pescador de trutas desde os 18 anos. Tem uma forte dedicação ao spinning com colher e peixes artificiais, tendo pescado em Portugal, Espanha e no Reino Unido. Actualmente, pesca sobretudo na zona do Minho, Gerês e Centro do país.